Tempo em maio terá início quente e seco e deve terminar com chuva em Sorocaba e São Roque

Tempo Em Maio Terá Início Quente E Seco E Deve Terminar Com Chuva Em Sorocaba E São Roque
Imagem Aérea Da Região Central De Mairinque. Imagem – Correio Do Interior.

O mês de maio começará nesta quarta-feira (01). O mês tende a ser mais frio, com a chegada do inverno e bastante seco, já que inicia o período de estiagem no Estado de São Paulo.

No entanto, para quem está ansioso com as temperaturas amenas, infelizmente elas continuarão altas, e bem acima do normal. Mas, sugiro que você tenha muita calma e não largue o texto por aqui, pois se você ama o frio, o melhor desta notícia está guardado para o final, com uma informação exclusiva!!!

Primeiramente, é bom deixar claro que o fenômeno El Niño chegou ao fim, mesmo assim o Oceano Pacífico está ainda quente, mas em processo de esfriamento, o que deixará o clima bastante aquecido e seco em São Paulo, segundo a MetSul Meteorologia.

Previsão para maio em Sorocaba e São Roque

  • Dias 01/05 a 15/05:

A princípio, a primeira quinzena de maio começará com temperaturas muito acima da média, com máximas além dos 30 graus, por conta de uma onda de calor que só irá embora no dia 12 de maio.

Além disso, esta primeira metade do mês será muito seca, pois esta onda de calor bloqueará todas as frentes frias que chegarem no Brasil, que ficarão represadas até o Paraná.

  • Dias 15/05 a 30/05:

Contudo, após este bloqueio atmosférico, as frentes frias conseguirão penetrar o Estado de SP, fazendo com que a segunda quinzena de maio termine com chuvas um pouco acima da média em ambas as cidades.

Com o retorno da umidade, as frentes frias conseguirão dar um refresco para sorocabanos e são-roquenses, que terão temperaturas entre 1 a 2 graus acima da média apenas, já que na primeira quinzena, a anomalia será de 4 a 7 graus acima do normal.

Em resumo, esses municípios terão um mês muito quente e nem as frentes frias litorâneas que vierem poderão mudar o prognóstico previsto pela MetSul.

Tempo terá inverno gelado e rigoroso

Como dito acima, caso você seja amante do frio, você gostará de saber que este mês será o último do calorão intenso e que a partir de junho, o frio se instalará de vez e com força total.

Segundo apuração exclusiva do Correio do Interior, com o site Globo Rural e outros ligados ao agronegócio, existe a expectativa de que o inverno deste ano seja rigoroso e bastante prolongado.

Isso porque no próximo mês, haverá o retorno da La Niña, que favorece a passagem de frentes frias para o Centro-Sul do Brasil, e há a expectativa da passagem de várias massas de ar polar de média a forte intensidade a partir de junho, podendo se estender aos demais meses da primavera.

Observação: O Jornal Correio do Interior coleta as informações climatológicas de diversos diferentes serviços de meteorologia e ligados à agricultura, não cabendo ao jornal a responsabilidade se essas previsões são precisas ou não.