Sorocaba registra aumento de 93% de casos de Covid-19 em setembro

A Secretaria de Saúde de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, registrou um aumento de 93% no número de casos de Covid-19, somente neste mês de setembro.

No total, foram 256 casos em menos de 26 dias, 124 a mais em relação ao mês de agosto. No entanto, nenhuma pessoa morreu de covid-19 neste período.

Segundo a pasta, o principal motivo para aumento de casos de covid é devido às condições atuais do tempo na cidade, com bruscas mudanças na temperatura e falta de chuva.

 Com o excesso de alternância de dias muito frios para muito quentes, aumenta o risco de proliferação de doenças respiratórias, como a Covid-19, por exemplo.

Apesar de tudo, a Secretaria disse que a situação não é preocupante, pois o esquema vacinal de Sorocaba está bem avançado, e nenhum desses casos de Covid registrado terminou com pessoas internadas ou mortas.

Isso porque somente neste mês, Sorocaba já vacinou cerca de 173 mil pessoas aproximadamente que sequer tomaram a dose de reforço da vacina da Covid, o que ajudou este aumento não ser maior do que já é.

Até o momento, cerca de 90% da população já tomou 3 doses necessárias da vacina da Covid-19, sendo que apenas 30% tomaram as 2 doses de reforço, número que a Prefeitura de Sorocaba considera ideal, com base nas metas previstas para o mês.

Sobretudo, a Prefeitura aguarda uma posição do Ministério da Saúde, para definir se será necessário aplicar uma nova Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em 2024 ou não.