O cachorro é um animal doméstico, muito comum em nossas casas e condomínios, e curiosamente, seu significado espiritual é de amizade e felicidade.
Isso se deve ao fato de que o cachorro é um animal muito dócil, que pode ser facilmente treinado para se tornar seu melhor amigo e até mesmo protetor.
Eles também nos ensinam a amar mais o próximo e nos relacionarmos de forma fraternal e leal com outras pessoas, para que elas possam confiar em nós.
Significado espiritual do cachorro em outras culturas
Em muitas culturas antigas, os cães eram vistos como guias espirituais, sobretudo quando se trata da morte. Por exemplo, os egípcios acreditam no deus Anúbis, representado com uma cabeça de cachorro e corpo de humano, que era o Deus da Morte, que levava as almas para o mundo espiritual.
De modo contrário, os gregos acreditam que esses animais são guardiões do Inferno, por meio do cachorro Cérbero, que possui 3 cabeças.
Aliás, na cultura pop, em muitos filmes de terror cujos protagonistas são famílias que possuem cachorros, é dito que eles têm poderes mediúnicos, e podem enxergar espíritos ruins e até mesmo demônios, que desejam nos fazer mal.
Na China, o animal faz parte do Zodíaco e significa também lealdade e proteção contra o Mal. O ano do cão é visto como um período de honestidade, lealdade e amizade.
Na Índia, o cachorro representa o Deus Bhairava, uma forma de Shiva, o destruidor e renovador, que era sempre acompanhado por cães.
A presença dos cães ao lado de Bhairava sugere que, no caminho da iluminação, a lealdade e o compromisso são tão importantes quanto a destruição das limitações egoístas.
Para os russos, os cachorros representavam os anjos mensageiros de Deus para nos alertar sobre a necessidade de nos conectar com a espiritualidade, e assim como os egípcios, este povo crê que são eles que levam as almas para o céu.