Significado espiritual da Árvore de Natal

Significado espiritual da Árvore de Natal
Significado espiritual da Árvore de Natal.

No dia 24 de dezembro, comemoramos o Natal, e muito dos símbolos natalinos possuem simbolismos e significados diferentes, como a imponente Árvore de Natal, por exemplo.

Primeiramente, o que muitas pessoas não sabem é que as árvores de Natal são de pinheiros, ou araucárias, árvores muito comuns em regiões frias, como Canadá, EUA, países nórdicos da Europa, Rússia e no Brasil, no Estado do Paraná e em algumas cidades do Vale do Ribeira, em São Paulo.

Uma das principais tradições natalinas é montar a árvore, decorando com enfeites e pisca-piscas, geralmente no dia 1 de dezembro, e guardando elas no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, embora os shoppings e algumas cidades comecem a decorar elas em novembro, por conta dos eventos natalinos.

Esta tradição está ligada justamente com o Catolicismo, que comemora o Nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, durante o tempo litúrgico do Advento, que começa justamente em dezembro, e termina no dia 6 de janeiro, onde a Igreja celebra a Epifania do Senhor, ou Festa dos Reis Magos.

Significado espiritual da Árvore de Natal

Mas, o que significa a Árvore de Natal na espiritualidade?. Primeiramente, a Árvore de Natal representa a vida, não só por representar o Natal, mas também porque o pinheiro é uma árvore que sempre fica verde, mesmo no inverno, onde a maioria das plantas perde as folhas.

Aliás, uma curiosidade é que o ato de decorar pinheiros é uma tradição pagã, pois tanto egípcios, quanto celtas, vikings e romanos faziam isso, para trazer energias positivas em suas casas.

Isso porque eles costumavam comemorar a chegada da primavera, estação das flores e do recomeço da vida, que na Europa acontece em março.

Sobretudo, quem trouxe esta tradição para o Cristianismo foi o pastor alemão Martinho Lutero, criador do Luteranismo, e pai do Protestantismo.

Esta tradição permaneceu na Europa até os anos 1850, sendo introduzida no Brasil durante o Império de Dom Pedro II.