São Roque terá onda de calor extremo com sensação de 40 °C

Uma intensa onda de calor vai tomar conta do Centro-Sul do Brasil nesta semana, o que inclui os estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande de Sul, Mato Grosso do Sul, e parte do Mato Grosso e de Minas Gerais.

No estado de São Paulo, sobretudo no interior, as cidades de Sorocaba e São Roque, bem como demais cidades da região RMC, serão predominadas pela forte onda de calor, segundos dados do INMET -Instituto Nacional de Meteorologia.

O INMET destaca que a onda de calor intensa pode causar riscos a saúde, tendo baixa umidade do ar, o que afeita quem tem problemas respiratórios. O órgão também emitiu um alerta para os riscos da onda de calor extremo.

Já a MetSul Meteorologia, informou ao Jornal Correio do Interior que a onda de calor na microrregião de São Roque, terá temperaturas beirando os 36°C e gerando sensação térmica de até 40°C

Além da forte onda de calor, haverá um bloqueio atmosférico que impedirá as frentes frias de chegar no Estado de São Paulo, ficando presas no Rio Grande do Sul, pelo menos até o começo de outubro.

Como se formou esta onda de calor?

Primeiramente, este fenômeno, chamado na meteorologia de heat dome, ou seja, bolha de calor em inglês, é um fenômeno raro, com correlação imediata com o El Niño.

Trata-se de uma enorme massa de ar seco e quente que se comprime na atmosfera em forma de cúpula (ou bolha) deixando diversas regiões extremamente quentes, principalmente as mais longe do litoral.

No entanto, esta bolha de calor dura por 2 semanas e em seguida perde a força, e permite enfim que as chuvas retornem para o Centro-Sul.

Previsão do tempo

  • São Roque:

Primeiramente, em São Roque, a onda de calor chegará nesta segunda-feira (18), com máxima de até 32°C e subindo até domingo, onde a cidade registrará 35°C.

Todavia, mesmo com esta bolha de calor, a cidade terá alguns dias de chuva que poderão amenizar a temperatura, que voltará a subir acima dos 30°C na próxima quinta-feira.

  • Sorocaba:

Em Sorocaba, a sensação de calor será maior, com máxima de 33°C nesta segunda, e chegando aos 36°C até o final de semana.

Na próxima semana, a temperatura deverá oscilar entre dias agradáveis a extremamente quentes, com chegada de algumas frentes frias de fraca intensidade.

Calor extremo e fatal

Por fim, o Correio do Interior apurou que esta onda de calor pode ser muito perigosa, e inclusive mortal para algumas cidades.

Isso porque aumentam os casos de insolação e desidratação, principalmente em pessoas que ficam muito tempo expostas ao Sol.

Desse modo, orienta-se que a população beba bastante água, e principalmente evite a exposição ao Sol durante a tarde.