São Roque terá temporais e onda de calor em outubro

mês de outubro em São Roque e região, bem como em todo o estado de São Paulo, terá mais uma nova onda de calor e temporais, segundo o site MetSul

Onda De Calor São Roque Tempo Previsão Do Tempo São Roque
Imagem Aérea Da Raposo Tavares Entre Mairinque E São Roque – Igor Juan/Correio Do Interior

O mês de outubro em São Roque e região, bem como em todo o estado de São Paulo, terá mais uma nova onda de calor e temporais, segundo o site MetSul Meteorologia.

Em suma, o mês costuma ser bem quente e úmido na cidade, pois é o começo da primavera e os dias são sempre quentes e quando há chegada de frentes frias, elas costumam trazer mais chuva e menos frio.

Aliás, esta condição será amplificada pelo fenômeno El Niño no Oceano Pacífico, que favorece a formação de ondas de calor, principalmente no Centro-sul do Brasil.

Previsão do Tempo para outubro em São Roque

  • Chuvas:

Em primeiro lugar, a MetSul prevê um mês muito chuvoso, muito por conta do fenômeno El Niño, que atuará com força no Sudeste do Brasil.

Sendo assim, espera-se um mês com chuvas muito acima da média, com potencial para causar grandes estragos, principalmente no período da tarde.

Inclusive, os maiores volumes são esperados para a segunda quinzena do mês, com a vinda de uma nova onda de calor.

  • Temperaturas:

Por fim, em relação às temperaturas, elas ficarão um pouco acima da média, devido a uma nova bolha de calor que irá chegar na segunda semana do mês, e que trará dias muito quentes com máximas acima dos 30 graus.

Contudo, esta nova onda será mais fraca em relação a esta última de setembro, pois ela será bem mais úmida que a anterior, o que ajudará na diminuição do calor.

Nova onda de calor

Segundo o Climatempo, está prevista a vinda de uma nova massa de ar quente em São Roque, a partir da segunda semana de outubro.

No entanto, não haverá mais a secura do ar, pois haverá mais umidade na atmosfera, o que reforçará a formação de nuvens de chuva.

Por fim, existe a possibilidade de São Roque enfrentar dias de 35 a 37 graus, mas apenas por curtos períodos e não mais a semana inteira, como ocorreu na semana passada.