São Roque e Cajamar são as cidades com menores índices de invasões a comércios

São Roque e Cajamar são as cidades com menores índices de invasões a comércios

Um breve levantamento da empresa de monitoramento, a Verisure, referência em alarmes monitorados na Europa e no Brasil, registrou mais de 1.400 invasões a comércios e residências na cidade de São Paulo. O levantamento feito para Jornal Correio do Interior mostra que desse número de invasões, durante o primeiro trimestre de 2024, cinco cidades do Estado tem o menor índice de invasões a estabelecimentos.

Para mensurar esse número, a empresa usa uma ferramentam chamada de barômetro para reunir os dados sobre os dias e horários em que a Central de Monitoramento de Alarmes recebe mais alerta, considerando os imóveis atendidos pela empresa. Durante o período analisado, algumas cidades se destacaram pelo índice praticamente nulo de ocorrências.

  • Cajamar: localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a cidade é um dos principais polos industriais do estado, fazendo divisa com outros municípios, como Jundiaí e Franco da Rocha. No quesito segurança, o município não registrou nenhuma invasão a comércios ou residências durante os três primeiros meses de 2024, conforme levantamento da Verisure. A cidade conta com 44,1% dos clientes em residências e 55% em comércios.
     
  • São Roque: similar à Cajamar, a cidade de São Roque não registrou nenhuma invasão nos três primeiros meses de 2024, sendo que cerca de 60% dos clientes do município são provenientes de imóveis residenciais. Localizada no interior do estado paulista, tem uma variedade de atrações de lazer para visitantes e moradores, como o Portal da Cidade, a Estação Ferroviária e o Morro do Cruzeiro. A cidade também é conhecida por suas rotas do vinho que permitem uma exploração pelas vinícolas e degustação de vinhos.
     
  • Valinhos: o município é o 7° mais populoso da Região Metropolitana de Campinas e atrai vários visitantes devido à Festa do Figo, que homenageia a fruta que é motivo de celebração no local. No primeiro trimestre de 2024, Valinhos registrou apenas 0,05% das invasões confirmadas pela empresa no estado de São Paulo.
     
  • Santana de Parnaíba: o município tem um centro histórico considerado patrimônio estadual e é conhecido por suas festividades, que atraem diversos turistas, como o Drama da Paixão de Cristo, que retrata a festa da Páscoa. No quesito segurança, Santana de Parnaíba conta com baixos índices de invasões. Durante o início do ano, o município, contou com apenas 0,06% dos alertas registrados nas áreas atendidas pela Verisure, sendo todos em estabelecimentos comerciais.
     
  • Arujá: no extremo leste paulista, a cidade do Alto Tietê se destaca com apenas 0,10% das invasões registradas a estabelecimentos comerciais e residências monitorados. O município abriga parte da Área de Proteção Ambiental Mananciais do Rio Paraíba do Sul. Além disso, oferece opções próximas de lazer aos moradores, como o Parque Aquático Magic City, localizado na cidade vizinha, em Suzano.

Em suma, a empresa ainda destaca que em análise, os números mostram que no estado de São Paulo os criminosos preferem invadir os estabelecimentos comerciais e residências às 3h da madrugada de domingo. Entretanto, mesmo com a quantidade elevada de invasões registradas no estado, alguns municípios, como Cajamar e São Roque, fecharam o primeiro trimestre de 2024 sem nenhum alerta emitido à central (Daqueles que usam o equipamento de monitoramento da empresa) o que reflete um cenário de mais segurança imobiliária aos habitantes destes municípios, segundo destaca Tiago Perez Sarni, Diretor de Portfólio da Verisure Brasil.