O Ministério da Saúde informou, na manhã desta quinta-feira (28), que todas as 20 cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas, interior de São Paulo, receberão as vacinas contra a Dengue, em uma segunda etapa da campanha de vacinação nacional que englobará cerca de 154 cidades novas.
Vale lembrar que a vacina começou a ser aplicada no começo deste ano, apenas em 500 cidades brasileiras, para testar se ela é eficaz em combater a epidemia da doença que atinge todo o Brasil.
Segundo o Ministério da Saúde, o foco são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e além de Campinas outra região sob foco da pasta é a de São José do Rio Preto. Confira a lista:
- Região Metropolitana de Campinas:
- Campinas;
- Valinhos;
- Jaguariúna;
- Hortolândia;
- Santa Bárbara D´Oeste;
- Paulínia;
- Indaiatuba;
- Sumaré;
- Hortolândia.
- Itatiba;
- Santo Antônio de Posse;
- Nova Odessa;
- Americana;
- Pedreira;
- Vinhedo;
- Arthur Nogueira;
- Cosmópolis;
- Valinhos;
- Holambra;
- Monte Mor;
- Porangaba;
Confira outras notícias:
Região Metropolitana de São José do Rio Preto:
- São José do Rio Preto;
- Bady Bassit;
- Mirassol;
- Potirendaba;
- Tanabi;
- Icen;
- Cedral;
- Guapiaçu;
- Uchoa;
- Palestina;
- Nova Granada;
- Orinduva;
- Bálsamo;
- Mirassolândia;
- Ouro Verde;
- Ipiguá;
- Ibirá;
- Paulo de Faria;
- Neves Paulista
- Nova Aliança.
Outro motivo para a ampliação da Campanha de Vacinação é a baixa adesão em algumas cidades onde a vacina já foi aplicada e também em outras que estão com doses em sobra, e segundo o Ministério, elas precisam ser aplicadas quanto antes, para evitar que estraguem.
Uma nova remessa com 930 mil doses deve ser liberada pela Anvisa neste mês de abril, permitindo com que a União amplie a vacinação em mais cidades brasileiras que ainda não foram contempladas com a vacina.
Números da vacinação contra a Dengue no Brasil
Segundo o Ministério, cerca de 1,2 milhões de doses foram compradas e enviadas aos 26 estados da federação, mais o DF, no entanto, mais de 534 mil doses foram aplicadas apenas, o que dá um percentual de 43,3%.
O imunizante aplicado é a vacina Queiroga, disponível apenas para crianças e de graça via convênio SUS. O Brasil vive seu maior epidemia de Dengue desde 2015, com 2,3 milhões de casos confirmados.
Você também pode gostar de: