Rede Globo foi vendida e emissora vai produzir poucas novelas

28/04/23 às 11:57
por: Igor Juan

A Globo vendeu o seu famoso prédio, localizado no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. O edifício, que era sede da empresa desde sua fundação, vai ser um conjunto de casas. A pré-venda das unidades está sendo anunciada por corretores de imóveis.

“A Globo mantém conversas sobre a venda do prédio 266 da Rua Jardim Botânico com o objetivo de alienar o ativo, que está totalmente desocupado desde agosto de 2022, reflexo da natural sinergia gerada pelas operações após a unificação dos negócios no âmbito do programa Uma Só Globo”, disse a emissora carioca em comunicado ao Notícias da TV.

A transferência dos profissionais do marketing, assessoria de imprensa e departamento comercial, que trabalhavam no local, aconteceu em 2019. Desde então, o prédio está desocupado.

A venda da sede ocorre após o grupo Globo fechar o último ano no vermelho. No ano de 2022, ainda segundo o Notícias da TV, a empresa ficou com Ebitda (indicador financeiro que mostra o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) negativo de R$ 41 milhões.

Globo passou alugar estúdios em 2022

Essa não é primeira vez que a Globo se desfaz de algum imóvel seu, em 2022, a emissora vendeu  seu prédio que era sede em São Paulo, para pagar aluguel…

O prédio de alto padrão corporativo foi vendido  para a empresa Vinci Real Estate. Em acordo com a Vinci Real, a emissora vai ocupar o local pelo período de quinze anos. Porém, vai pagar aluguel.

Por fim, o objetivo da Globo é manter apenas os estúdios de jornalismo, assim o setor de entretenimento deve ser terceirizado.

Repentinamente a Globo tem adotado algumas medidas que tem surpreendido o público. Sobretudo, a emissora tem feito demissões constantes e de profissionais que nunca o público imaginou ver fora do canal. 

Globo aluga estúdios 

Em 2022 a emissora passou a produzir menos novelas e decidiu alugar seus estúdios no Rio de Janeiro. Ao que revelado por fontes internas, a Globo tem um pré-acordo com a Netflix e com a Amazon Prime Video para ambos alugarem o estúdios do canal, e assim realizarem suas produções. 

Novelas da Globo são menores, com poucos capítulos. 

Para suprir gastos, o público pode esperar muito em breve a ver novelas da Globo com  menor duração, em outras palavras, com poucos capítulos…

Atualmente as novelas da Globo consomem de 40 a 35 minutos cada uma, na grande de exibição. O novo planejamento é que o tempo diminui para 30 minutos. A mudança deve afetar as tradicionais novelas das 19h e 21h. O foco da emissora é ganhar dinheiro, e não ter gastos elevados…