
Professores de todas as regiões do Brasil poderão solicitar, a partir de quinta-feira (16), a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), um documento oficial de identificação válido em todo o território nacional.
Com a CNDB, os docentes terão acesso a benefícios como descontos em eventos culturais — incluindo teatro, shows e cinema — além de redução de 15% no valor das diárias em hotéis conveniados.
A emissão será realizada por meio da plataforma Mais Professores, acessível com login pela conta gov.br. . Abaixo, veja o passo a passo para solicitar o documento.
Como solicitar a CNDB
- Ao acessar o sistema Mais Professores, o docente visualizará seus dados pessoais e vínculos com instituições de ensino.
- É necessário verificar e confirmar as informações apresentadas. Em caso de erro, o professor deve entrar em contato com a instituição empregadora para correção.
- Em seguida, deve informar o endereço completo e os dados de contato (e-mail e telefone).
- Depois, será preciso fazer o upload de uma foto conforme os parâmetros exigidos.
- O sistema mostrará uma prévia da carteira com a foto e os dados completos.
- Se estiver tudo correto, o professor deve confirmar a emissão.
- A versão digital da CNDB será disponibilizada imediatamente e já garante acesso aos benefícios do programa.
O que é a Carteira Nacional Docente do Brasil
A CNDB é um documento oficial de identificação voltado exclusivamente para professores das redes pública e privada, abrangendo todos os níveis da educação básica e superior. Ela tem validade nacional e integra o programa Mais Professores para o Brasil, criado com o objetivo de valorizar a profissão docente.
Vantagens da CNDB
- Descontos em eventos culturais como cinema, teatro e shows.
- Acesso a cartão de crédito da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil sem cobrança de anuidade.
- 15% de desconto em diárias de hotéis, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
- Novos benefícios serão anunciados oficialmente em outubro, conforme informações do Ministério da Educação.
Quem pode solicitar
Todos os professores da rede pública e privada — sejam federais, estaduais ou municipais — têm direito à CNDB. É responsabilidade dos estados e municípios manter as informações atualizadas para garantir a emissão do documento.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.




