Um professor de álgebra, identificado como Rafael de Freitas Leão, foi afastado de suas atividades após tentar atacar um aluno com uma faca na UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, interior de São Paulo.
A tentativa de agressão aconteceu na manhã de terça-feira (03) e virou caso de Polícia. Brevemente, em nota enviado ao Jornal Correio do Interior, o Conselho do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), lamentou o fato e disse que repudia os atos de violência praticados pelo docente.
Agressão cometida pelo professor
Conforme apurado pelo Jornal Correio do Interior com autoridades policiais de Campinas, agressão aconteceu depois que um aluno tentou explicar ao docente o motivo de uma greve geral na universidade. Rafael então passou a ofender o estudante e logo tentou atacá-lo com uma faca.
Em suma, essa ação estava sendo realizada em todas as salas de aulas, em que o estudantes mobilizavam demais estudantes funcionários da universidade a entrarem em paralisação sobre a situação precária de universidades estaduais. O estudante vítima da ação é Gustavo Bispo, de 20 anos.
O jovem escapou de ser atacado porque um segurança da universidade chegou a tempo de evitar uma situação maior.
Toda a situação agora passa a ser analisada pelo Juizado Especial Criminal. Por fim, na delegacia do primeiro distrito policial de Campinas, Rafael de Freitas Leão, brevemente disse que estava com uma faca na universidade para defesa pessoal, pois segundo ele, em 2016 foi atacado por um grupo de estudantes na UNICAMP.