
A Prefeitura de Sorocaba anunciou uma nova restrição no trânsito: a partir de 5 de janeiro, motocicletas não poderão mais circular pelas faixas exclusivas do BRT. A medida visa reduzir o alto índice de acidentes e preservar a vida dos motociclistas.
Haverá um período educativo de 60 dias para orientação. Após esse prazo, a invasão da faixa passará a ser punida como infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. Vale lembrar que a regra atual, que permite o uso apenas para ultrapassagens, deixará de existir.
Esta é a terceira mudança nas regras do BRT desde 2023. A decisão baseia-se em dados críticos de segurança: nas avenidas Ipanema e Itavuvu, foram registrados 108 acidentes e 3 mortes envolvendo motos em apenas nove meses de uso das faixas. A fiscalização será feita por agentes e câmeras de videomonitoramento.
Mas antes mesmo da medida entrar em vigor, faixas foram implementadas em diversos pontos onde tem o corredor BRT para elartar os motociclistas.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.




