Porque não matar uma centonpeia em casa?

29/01/23 às 12:07
por: Gabriel Kazuo

As centopeias são insetos, da classe dos antípodas, e o que muitos NÃO sabem é que elas não são perigosas. Apesar de ter uma aparência assustadora, elas são inofensivas, e diferente das suas `’irmãs”, as lacraias, elas não são venenosas.

Sobretudo, as centopeias podem ser muito úteis no seu dia-a-dia, pois elas comem insetos, principalmente pragas como as baratas e formigas, por exemplo.

Para quem não sabe, as centopeias capturam suas presas com as pernas, e em seguida soltam uma toxina que mata os insetos.

Além disso, as centopeias não se reproduzem em grande quantidade e se destinam apenas a se alimentar diariamente. Outro ponto a ser informado,  é que, diferente dos demais insetos, as centopeias não carregam parasitas dentro delas, tampouco picam humanos.

Qual a diferença entre uma centopeia e uma lacraia?

Primeiramente, para quem não sabe, lacraias são centopéias, só que com algumas diferenças, que você entenderá aqui:

Por serem a mesma coisa, ambas são animais terrestres, e que comem insetos e que comem insetos.No entanto, a lacraia é um tipo de centopeia venenosa, e que ataca sua presa com muito mais violência do que uma espécie normal.

Logo, sempre que vir uma centopeia pela frente, é melhor não mexer com ela, pois ela pode te atacar.

Por fim, se uma lacraia te picar, procure socorro médico com urgência para que o veneno não cause problemas.

Porque não matar o inseto em casa?

Em casa, qualquer inseto que seja nunca é bem vindo. De modo comum, as centopéias são encontradas facilmente em locais mais úmidos e frios de um cômodo da casa.  Quando vemos esses insetos na nossa cozinha, banheiro ou quarto, temos o reflexo de pegar no sapato e matá-lo. Porém, fazer isso é um erro.

A importância das centopeias

Matar o inseto é um grande erro porque ele é um grande aliado da “segurança” da sua casa. Com  seu comprimento e suas trinta patas, a centopeia é predador de outros insetos!

Sem ele, a cozinha ou outra zona de nossa casa poderia ficar infestada de baratas e formigas. Esse inseto faz com que essas pragas fiquem bem longe, por ser um grande predador. Você prefere ter uma centopéia em casa, ou uma infestação de outros insetos?

Se continua tendo nojo desse bicho, e encontrou um deles em sua casa, por favor, não o esmague! Utilize uma jarra para o prender, e depois libere a centopéia em seu jardim ou quintal. Ela é inofensiva para os humanos, por isso você não tem razões para se preocupar.