Pedágios vão passar aceitar pagamentos por PIX

06/09/23 às 09:22
por: Gabriel Kazuo

Já pensou poder usar o PIX para pagar estacionamentos ou o pedágio? Pois bem, saiba que isto será possível ainda este ano, segundo um comunicado do Banco Central, feito na segunda-feira (04).

Conforme o diretor do Banco Central, Campos Neto, a ideia é que o PIX seja usado em serviços públicos, como, por exemplo, estacionamentos, pedágio e até mesmo no transporte público.

Outra novidade é que os brasileiros também poderão usar o PIX para compras internacionais e pagamentos via cartão de aproximação.

Ideia é que PIX se torne o ”novo cartão de crédito”

Segundo Campos Neto, presidente do Banco Central, a ideia dessas novidades é que o PIX se torne uma alternativa ao cartão de crédito, no futuro.

Aliás, ele já demonstrou este desejo no dia 11 de agosto, durante uma reunião do Fórum de Gestão Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap):

“É super importante, a gente está fazendo várias políticas com o PIX crédito, que vão desafogar e dar alternativas. Mas a nossa ideia era dar uma opção que passasse por ter um parcelamento, e não ter o rotativo. De tal forma que a gente conseguisse equilibrar os números por produto. É importante que o cartão de crédito continue a ser uma alternativa viável”, disse o presidente.

Esta transição será feita de forma gradual e bastante lenta, para que o brasileiro possa se acostumar com esta nova realidade.

Apesar desse anúncio, ainda não se sabe quando que essas novidades chegarão, pois o Banco Central pretende se reunir com integrantes desses setores para explicar as mudanças.

Atualmente, o Banco Central estima que 650 milhões de brasileiros já tenham uma chave do PIX desde 2020, com mais de 3,5 milhões de transações sendo feitas desde então.