Inverno em São Roque será quente e com muita chuva

O inverno de 2023 começará na próxima quarta-feira (21) e para quem espera dias de muito frio pode guardar os casacos e tirar as capas de chuva, pois segundo a MetSul e a Climatempo, serviços de análise climática, o tempo em São Roque e região será de muita chuva e pouco frio.

De acordo com os sites de meteorologia, estamos na época do El Niño no Oceano Pacífico, o que resulta em dias mais quentes e úmidos no Centro-Sul do Brasil, bem como mais secos no Norte e Nordeste.

Apesar disso, o El Niño terá mais força no clima do Brasil a partir de agosto, principalmente no começo da primavera em setembro.Logo, a estação continuará sendo bem fria, porém como alguns dias da semana de tempo agradável, em temperatura médias, sem muito calor.

O que esperar do Inverno 2023 em São Roque?

Em resumo, o Inverno em São Roque é bastante frio e seco, com atuação de várias frentes frias e massas de ar polar que chegam no Estado.Outro detalhe é que o período de chuva retorna na cidade a partir de agosto, quando ocorre a transição entre o Inverno e a Primavera.

No entanto, como estamos en período de El Niño, as condições oceânicas mudam bastante e isso interfere na chegada de massas de ar polar na cidade:

  • Chuvas

Em primeiro lugar, a MetSul prevê chuvas acima ou excepcionalmente acima da média em São Roque, principalmente em agosto. Isso porque com o El Niño, aumentará a chegada de áreas de baixa pressão no Sul do Brasil, principalmente no fim do Inverno.

Sobretudo, aumentará os riscos de tempestades e temporais que antes eram típicos do Verão e que podem começar em agosto.

  • Temperaturas

Em segundo lugar, o Climatempo e a MetSul preveem temperaturas um pouco acima do normal, mas nada que seja muito relevante. Mesmo com El Niño, os dias continuarão bem frios, principalmente em julho, com chegada de frentes frias. 

Por fim, em agosto, o calor volta, com possibilidade de São Roque enfrentar ondas de calor na segunda quinzena do mês. Sobretudo, será justamente neste período de dias mais quentes que pode haver a formação de temporais fora de época na cidade.