
A ex-vereadora de Mairinque, Déia, divulgou um vídeo nas redes sociais em que denuncia o aumento da fila de espera por vagas em creches municipais e cobra maior previsibilidade da administração pública na ampliação da educação infantil. Segundo dados apresentados por ela com base em informações disponíveis no site oficial da Prefeitura, ao menos 486 crianças aguardam atendimento na rede municipal.
No material divulgado, a ex-parlamentar afirma que o número representa uma demanda elevada e distribuída em diversas regiões da cidade, com destaque para unidades que concentram maior pressão por vagas. Entre as creches com maior fila estão a Eva Xavier de Oliveira, no Jardim Cruzeiro A, com 144 crianças aguardando, e a Vanda Helfenstein, também no mesmo bairro, com 127 crianças na lista de espera.
Outras unidades mencionadas incluem a Olga Barbieri, em Nova Mairinque, com 52 crianças; a unidade identificada como Benedito Euzébio Cruz — possivelmente a EM Silvia Helena Garcia, no bairro Granada — com 51; a Eurica Borges, nas Moreiras, com 43; a unidade Milton, no Granada, com 34; a Modesta Jianelli Russo, no Recanto dos Eucaliptos, com 28; e a Ivone Haak, no CDHU, com 7 crianças aguardando vaga.
Durante o vídeo, Deia questiona a ausência de anúncios públicos relacionados à construção de novas creches, obras em andamento ou processos licitatórios voltados à ampliação do número de vagas. Ela também chama atenção para os bairros Terras de São José e Jardim Vitória que não tem creches e tanto necessitam.
A ex-vereadora trás a discussão que a questão das creches não deve ser vista apenas como uma demanda de famílias com filhos pequenos, mas como um tema de interesse coletivo, com impacto direto na economia local, na rotina das famílias e no desenvolvimento educacional das crianças.
Os dados apresentados no vídeo têm como base informações disponíveis para consulta pública no portal oficial da Prefeitura de Mairinque, onde a lista de espera por vagas permanece acessível.
Na última semana, vereadores da base do prefeito Eduardo Thomaz rejeitaram requerimento que pedia informações sobre vagas em creche.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.




