Estado de São Paulo enfrenta maior onda de calor desde 1991

Estado De São Paulo Enfrenta Maior Onda De Calor Desde 1991

A onda de calor que atingiu o Estado de São Paulo nesta semana, já entrou para a história como a mais quente já registrada desde 1991, em todas as 645 cidades paulistas, segundo a MetSul Meteorologia.

Todos os municípios, como Sorocaba, São Roque, Mairinque, Itu, Itapetininga, e cidades do litoral e do Norte paulista, estão registrando temperaturas acima dos 37 graus desde o final de semana passado, com tendência de piora nos próximos dias.

O principal responsável pelo calor extremo é uma área de ar quente e seco que veio do Sul do Brasil, que atualmente está estacionada nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e norte, deixando os dias severamente quentes e muito secos.

Por conta disso, a chuva está desde domingo estacionada no Sul do Brasil, onde permanecerá por lá, pelo menos até esta sexta-feira (17).

Outro fator que está influenciando esta onda de calor é o El Nino, fenômeno natural que aquece o Oceano Pacífico, que está cada vez mais forte e deve piorar ainda mais nos próximos meses.

El Nino cada vez mais forte até 2024

Para piorar esta situação, a agência espacial e meteorológica NOAA, dos EUA, prevê que o El Nino permaneça forte até março do próximo ano, entrando em estabilidade somente em junho.

Isso significa que o verão deste ano, que engloba os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, terá dias semelhantes ao desta semana, com muito calor, mas com muita chuva.

Em março, o fenômeno começará a perder força, ficando menos ativo no outono e indo embora somente em junho, com a chegada do inverno.

Mas, quando o calorão vai embora?

Segundo o Climatempo, em todas as cidades paulistas, as notícias são realmente péssimas. As temperaturas devem permanecer acima dos 36 graus até quinta-feira (16) com as chuvas retornando aos poucos.

Com o enfraquecimento da bolha de ar quente, as nuvens de chuva que estão estacionadas no RS, SC e PR conseguirão avançar até o Estado e a virada no tempo já começa nesta sexta-feira.

Por exemplo, em São Roque e Sorocaba, as chuvas aumentarão na seta, com volumes entre 20 a 40mm, e as temperaturas já baixam para 33 a 30 graus neste fim de semana.

Por fim, o alívio virá somente na próxima segunda-feira, quando todos os municípios terão previsão de chuvas o dia inteiro e máximas na casa dos 25 graus.