Deputado crítica mudança do Plano diretor de São Roque

Durante sessão nesta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) criticou o projeto de mudança do Plano Diretor de São Roque.

Carlos Giannazi destacou ao Jornal Correio do Interior após a sessão, que a mudança do Plano Diretor de São Roque vai afetar negativamente o meio ambiente e o turismo na cidade, bem como cidades vizinhas, com Ibiúna.

“É uma área muito importante e [a revisão do Plano Diretor] seria um retrocesso jamais visto. A cidade perde no meio ambiente e também no turismo. Temos um ponto de preservação ali. Esse tipo de medida vai beneficiar apenas a especulação imobiliária”, apontou o parlamentar.

Giannazi afirmou ainda que solicitou à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa que convide o prefeito de São Roque, Guto Issa, para dar mais detalhes do projeto em questão. Atualmente, a proposta está suspensa por determinação da Justiça. A decisão foi tomada após uma ação popular ser movida por moradores da cidade. A posição será mantida até que surjam mais esclarecimentos sobre a participação da população nesta revisão.

O atual Prefeito de São Roque, Guto Issa, tem trabalhado em diversas ações que destaca a importância e benefícios do novo plano diretor. Em contrapartida, a situação tem gerado opiniões diversas sobre a mudança.

Em suma, alteração do novo plano diretor, prevê o desmatamento de um área de Mata Atlântica na cidade para a construção de loteamentos. A situação é observada de perto por jornalistas e moradores da cidade, bem como ativistas ligados a preservação e cuidados ambientais.

Entretanto, nesta semana, os moradores da cidade, e um dos defensores contra a alteração do Plano Diretor de São Roque, o vereador Cabo Jean, ganharam apoio de atores famosos da Globo. Trata-se dos atores Mateus Solano e Denise Fraga.

Os atores consagrados na TV brasileiros em seus inúmeros trabalhos em filmes, e novelas, usaram as redes sociais para pedir apoio contra aprovação do plano diretor e desmatamento de áreas de mata na cidade.  Os moradores mais preocupados com a alteração, são os de bairros rurais, localidades que devem ser transformadas a possível aprovação do novo Plano Diretor de São Roque, em regime de urgência.

Danos ambientais

Os moradores alegam que, se a proposta for aprovada, “37% da área rural de São Roque, uma área de 49 km², equivalente a 4.900 campos de futebol, será alterada para área urbana, permitindo lotes de 360 m²” e provocaria dano ambiental.

Atores famosos são contra o novo plano diretor de São Roque

Denise Fraga, conhecida por quadros no Fantástico da TV Globo, bem como novelas, mora na cidade de Cotia, Grande São Paulo, que faz fácil acesso à terra do vinho.

Ela usou o Instagram para pedir que demais pessoas contribuam em defesa de áreas de mata da cidade, colaborando com um abaixo-assinado.

“Soube que está sendo votado um novo plano diretor na Câmara Municipal de São Roque, em caráter de urgência, que vai permitir que o que resta de Mata Atlântica em São Roque vá por água abaixo por especulação imobiliária”, disse Denise Fraga.

O escritor Pedro Bandeira, que mora em São Roque, também, aderiu à situação. Em um vídeo que circula na internet ele diz que:

“A cidade não pode ser destruída pela necessidade de alguém ganhar muito dinheiro vendendo pequenos lotes, que são totalmente inúteis para o desenvolvimento do município” e pediu para a população assinar a petição.

O que a Prefeitura diz

Segundo a Prefeitura, esta mudança no Plano Diretor é necessária para modernizar a cidade de São Roque, que vem crescendo a cada dia e que precisa evoluir.

Brevemente a Prefeitura de São Roque disse que “respeita todas as opiniões populares” a respeito do tema.

A prefeitura ainda alega que o projeto que prevê uma redução da área rural da cidade “apenas ‘oficializa’ a atual realidade do município, atuando em regiões de loteamentos já consolidados, sítios de recreio e áreas que, na prática, já não possuem características rurais”.

Justiça suspende votação do Plano Diretor de São Roque

O protesto dos moradores de São Roque, que tiveram como aliados os artistas Mateus Solano e Denise Fraga, da TV Globo, contra o novo Plano Diretor de São Roque, surtiu efeito, pois a Justiça de São Paulo determinou, na noite de segunda-feira (04), a suspensão da votação do tema na Câmara de Vereadores. 

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado – (TJ-SP), a Prefeitura de São Roque não ouviu a população sobre o tema, e sequer avaliou de forma adequada os impactos ambientais que a mudança do plano diretor pode causar.

Sendo assim, a proposta só poderá ser votada, após o Prefeito Guto Issa explicar como isso será feito sem destruir uma área de Mata Atlântica que existe na cidade.

Outro ponto é que não houve transparência da Prefeitura em divulgar as audiências públicas que a Prefeitura fez para aprovar o novo Plano Diretor.