Cerca de 15 cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba, interior de São Paulo, terão desconto de 4,37% na conta de luz neste mês, segundo a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.
Conforme a autarquia, a medida beneficia as cidades quer tem gestão da CPFL, que valerá a partir do dia 23 de outubro.
Sendo assim, essas cidades que terão este benefício são:
- Alumínio;
- Araçariguama;
- Araçoiaba da Serra;
- Botiuva;
- Capela do Alto;
- Ibiúna;
- Iperó;
- Itu;
- Mairinque;
- Porto Feliz;
- Salto;
- Salto de Pirapora;
- São Roque;
- Sorocaba;
- Votorantim.
Sobretudo, este reajuste ocorre de 3 a 5 anos, e é calculado com base no gasto de energia dos moradores de cada município.
Outro fator determinante, conforme explicações da Aneel ao Jornal Correio do Interior, é o custo operacional de se levar energia elétrica a cada cidade da RMS, que desde o ano passado se encontra em queda.
Mesmo com a estiagem severa que atingiu a Região entre 2020 a 2022, as fortes chuvas do ano passado e deste ano encheram os reservatórios e hidrelétricas que levam a eletricidade para os municípios, fazendo com que o custo deste processo caísse.
Por parte da população, a CPFL informou que houve uma drástica redução no uso de energia elétrica por parte do setor industrial, por conta das leis de incentivo à economia de energia feitas no ano passado, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No entanto, este corte na conta de luz está previsto apenas para este mês e pode se estender para novembro e dezembro, caso haja nova queda no uso da energia elétrica.