Caçarola italiana, uma sobremesa de natal que parece um pudim

Essa receita de caçarola italiana super tradicional transforma qualquer café da manhã em uma experiência gastronômica internacional

27/11/23 às 16:15
por: Receitinhas da Vovó
Caçarola Italiana
Caçarola Italiana.

A caçarola italiana é um bolo, com uma consistência muito semelhante à de um pudim. O melhor de tudo é que, além de seu preparo ser extremamente simples e rápido, fica simplesmente maravilhosa! É uma opção perfeita para servir em qualquer ocasião e vai transformar qualquer café da manhã ou da tarde em um momento mais que especial.

Confira agora a receita do Canal Isamara Amâncio e faça hoje mesmo essa incrivelmente deliciosa caçarola italiana que vai te deixar apaixonada!

Como fazer caçarola italiana

Para fazer essa caçarola italiana, vamos precisar de: manteiga sem sal, leite, açúcar, farinha de trigo, coco ralado, queijo parmesão ralado, ovos e fermento em pó. Para começar, vamos bater todos os ingredientes no liquidificador durante 3 minutos.

Após isso, vamos transferir a mistura para uma forma retangular untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por 55 minutos ou até dourar. Para finalizar, retiramos do forno, aguardamos amornar e já está pronta para desenformar ou, caso prefira, cortar em quadrados.

Agora é só chamar a família, fazer um café para acompanhar e aproveitarem juntos sua maravilhosa caçarola italiana! Buon appetito!

Ingredientes da receita de caçarola italiana

  • ¼ xícara (chá) de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ xícara (chá) de coco seco ralado
  • 2 e ¼ xícara (chá) de leite integral

Modo de preparo

  1. No liquidificador, bata a manteiga sem sal, os ovos, o leite, o açúcar, o coco ralado, o queijo ralado, a farinha de trigo e o fermento em pó por 3 minutos até obter um creme homogêneo.
  2. Transfira a mistura do liquidificador para uma forma retangular untada e enfarinhada.
  3. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por 55 minutos ou até dourar.
  4. Retire do forno, aguarde amornar e desenforme. Caso prefira, corte em quadrados sem retirar da forma e não precisa desenformar.
  5. Prontinho! Faça um cafezinho e chame a família para se deliciarem com essa surpreendente caçarola italiana!