Arquidiocese de Sorocaba manda padres suspenderem eventos religiosos por conta do coronavírus

Bispo Dom Júlio Endi Akamine pede que igrejas da cidade fechem, por tempo indeterminado

O Bispo da Arquidiocese de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, decidiu que todas as igrejas fechem e suspendam eventos religiosos, na madrugada de quarta-feira (18). Em portaria, ele apernas permitiu que as igrejas realizem confissões e adorações ao Santíssimo Sacramento, mas sem aglomeração de pessoas.

Dom Júlio pede que todos os párocos, se possível, tentem realizar celebrações via vídeo, ou via internet, e que cuidem da higienização das igrejas. Os padres que tiverem mais de 60 anos (idade de risco para contrair o coronavírus), e os que tiverem imunidade baixa, ou que sofrem com outras doenças respiratórias, câncer e dengue estão dispensados de suas atividades e deverão permanecer em suas residências.

Porém, está permitido que haja confissões nas comunidades, mas desde que não haja muita aglomeração de pessoas. Celebrações de Adoração do Santíssimo Sacramento também foram liberadas, mas desde que sigam as normas do Ministério da Saúde.

Para proteger crianças e adolescentes, o bispo também pediu que haja a suspensão da catequese, por tempo indeterminado. Além disso, batizados, crismas, casamentos, enterros, sepultamentos e cremações também foram cancelados, sem data para serem remarcados. Retiros paroquiais, quermesses e encontros de pastorais também devem ser evitados.