
A Prefeitura de Sorocaba oficializou, nesta sexta-feira (19/12), uma nova restrição viária: a partir do dia 5 de janeiro, motos estarão proibidos de utilizar as faixas exclusivas do sistema BRT, ou seja, os corredores do BRT Sorocaba. A decisão tem como objetivo principal a redução de sinistros de trânsito e a preservação da vida dos condutores de duas rodas.
Cronograma e Penalidades
Embora a proibição entre em vigor no início de janeiro, os primeiros 60 dias servirão como um período educativo para orientação dos usuários. Somente após esse intervalo de adaptação é que as multas começarão a ser aplicadas. Atualmente, os motociclistas podem usar o corredor apenas para manobras de ultrapassagem, mas, com a nova regra, qualquer circulação pelo espaço será considerada infração gravíssima. O descumprimento resultará em multa de R$ 293,47 e a soma de sete pontos na CNH.
Histórico de Mudanças
Esta decisão marca a terceira alteração nas regras de uso do BRT desde 2023. Anteriormente, houve permissão para que motos e vans escolares dividissem o espaço com os ônibus, medida que foi revogada pouco tempo depois, limitando o acesso apenas para ultrapassagens rápidas. Agora, a proibição torna-se total para esses veículos.
Estatísticas de Segurança
O endurecimento das regras é baseado em dados alarmantes coletados nas principais vias da Zona Norte:
- Avenida Ipanema: Em nove meses após a abertura parcial da faixa, foram 47 ocorrências com motos e uma vítima fatal.
- Avenida Itavuvu: O setor registrou 61 acidentes e dois óbitos no mesmo período de comparação.
O monitoramento segue rigoroso, sendo realizado tanto por agentes de trânsito quanto pelo sistema de videomonitoramento da cidade. Em 2024, as autoridades aplicaram 733 multas por invasão de faixa; em 2025, esse número já chega a 479 registros até o momento.
Foco na Prevenção
Paralelamente à fiscalização, a administração municipal reforça que mantém campanhas educativas constantes. O poder público destaca que a obediência à sinalização e aos limites de velocidade, somada ao respeito às faixas exclusivas, é a estratégia mais eficaz para evitar tragédias e garantir a fluidez da mobilidade urbana.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.





