Correio do Interior
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Famosos
  • Carros
Filiado ao Metrópoles
home / São Roque

XP Investimentos irá construir nova sede em São Roque

Redação

2 de julho de 2020 - Atualizado: 07 mar 2022 às 20:58

xp investimentos- XP sede São Roque

A XP Inc. grupo empresarial que reúne a XP Investimentos, a Rico e outras empresas do setor financeiro e de tecnologia, comunicou no dia 2 de julho seus planos para o futuro pós-pandemia de coronavírus. A ideia da empresa é adotar o home office definitivamente e construir uma nova sede da empresa, fora da cidade de São Paulo.

Os planos foram apresentados a funcionários em um e-book distribuído internamente pela empresa. A nova sede tem como inspiração o campus da Apple, em Cupertino, na Califórnia (EUA), e terá, além de escritórios, experiências para clientes, anfiteatro, heliponto e até um hotel.

O conceito ganhou o nome de XP Villa e ficará localizado na Rodovia Castelo Branco em São Roque, a uma hora da capital paulista.

Mais detalhes sobre a Villa XP não foram divulgados, mas em uma carta a funcionários, o CEO e fundador da empresa, Guilherme Benchimol, diz que o futuro da companhia prevê maior qualidade de vida para que a equipe possa trabalhar de qualquer lugar.

Por isso, o regime de home office, imposto a todos os funcionários no início da quarentena e estendido até o final de 2020, poderá se tornar uma política permanente mesmo após o fim da pandemia. Comparecer ao escritório passará a ser opcional, de acordo com o e-book distribuído entre funcionários.

A ideia do campus e do home office permanente ainda são “propostas iniciais” colocadas à avaliação dos funcionários e representam planos da empresa para o longo prazo, mas não um compromisso oficial por enquanto.

“Apesar de ter como principal fonte de inspiração pesquisas realizadas com nossos próprios colaboradores, as informações contidas neste material são mera ilustração do que estamos imaginando para o nosso futuro e não representam um compromisso da empresa para com seus colaboradores , clientes, fornecedores ou parceiros”, diz um aviso no e-book.

Em nota a companhia disse que “A Villa XP ainda é um projeto em discussão e, por essa razão, (a empresa) considera precipitada qualquer opinião em torno do empreendimento. A Villa XP não será um novo escritório para o qual os 2.700 colaboradores se deslocarão diariamente, mas um espaço de uso pontual para encontro com equipes, líderes e clientes e até para convivência pessoal e familiar dos funcionários. Por essa razão, não se vislumbra congestionamentos ou dependência excessiva do automóvel. Ainda assim, a XP Inc. oferecerá toda a estrutura necessária para aqueles que precisarem ir para a Villa XP, principalmente para os profissionais de serviços essenciais como limpeza e manutenção, que poderão ser moradores da cidade onde será instalada a Villa XP. A empresa usará todas as experiências conhecidas — boas e ruins — para desenvolver um empreendimento adequado à realidade local, considerando questões relacionadas a infraestrutura, sustentabilidade e meio ambiente. Por fim, a XP Inc. esclarece que manterá sua atual sede com um propósito de escritório-conceito”, diz o texto.

Para a empresa, a mudança significaria uma economia de custos. Enquanto o metro quadrado de um escritório de alto padrão na Avenida Juscelino Kubitschek vale em média 100 reais, no entorno de São Paulo, como Alphaville, o aluguel cai para 57 reais. (A XP aluga seis andares, em um total de 12.145 metros quadrados, do condomínio considerado o mais caro da região.) A mão de obra também é mais barata fora da capital. Outra economia significativa poderia vir da isenção ou da redução de impostos. Estima-se que a XP recolha por volta de 200 milhões de reais de imposto sobre serviços (ISS) anualmente aos cofres municipais, cuja alíquota para instituições financeiras é de 5%. O valor corresponde a toda despesa anual da Secretaria Municipal de Esportes. “Uma cidade da Grande São Paulo ou do interior pode propor cobrar a metade disso, o que já ajudaria significativamente seu orçamento municipal”, afirma Alexandre Motonaga, especialista em tributação da Fundação Getulio Vargas. Não é um tipo de negociação incomum entre governantes e marcas que gozem de certo prestígio. Mas benesses dadas a empresas com muito dinheiro podem causar revolta mundo afora: no ano passado, a Amazon precisou desistir de uma nova sede em Nova York após a população se opor aos incentivos de 3 bilhões de dólares que as autoridades locais tinham oferecido à companhia.

Mudança para São Roque

Com 90 mil habitantes e um aeroporto, São Roque foi escolhida a abrigar a XP, pelo fácil acesso a demais localidade e qualidade de vida.

“Temos qualidade de vida, acessos, locomoção e o Aeroporto Executivo Catarina”, afirma o prefeito Cláudio Góes (PSDB). A cidade, que possui um orçamento de 300 milhões de reais, foi amplamente atingida pela crise do coronavírus e estima uma queda de 15% nas receitas em 2020.

Na capital paulista, onde as empresas do conglomerado “farialimer” movimentam 5% da economia municipal, a perda de receita por causa do coronavírus está estimada em pelo menos 3,6 bilhões de reais (5% do orçamento de 2020). O montante equivale à despesa anual da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, uma das maiores da metrópole. Outro destino que entraria no leilão é Sorocaba, com 679.000 habitantes. Nos últimos dois anos, 21 empresas da região metropolitana pegaram a Rodovia Castello Branco e desembarcaram na cidade.

Em 2019, o município de São Roque criou uma lei que oferece uma série de benefícios às companhias que se instalarem na cidade. Além da redução de 100% do IPTU por até doze anos, há diminuição de ISS para 2% e isenção de tributos para licenciamento das obras.

 

Facebook

WhatsApp

Tweet

Telegran

Redação

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e checam informações dos fatos diariamente noticiados no jornal

Veja também

  • 4 atitudes que podem fazer o seu negócio fechar as portas
  • Acessibilidade: por que é importante aplicar no marketing?
  • Por que devo registrar a marca do meu negócio?
  • Sobre
  • Contato
  • Política de privacidade

Todos direitos reservados © - 2022