WhatsApp passa a limitar número de compartilhamentos de mensagens
PUBLICIDADE

WhatsApp passa a limitar número de compartilhamentos de mensagens

Gabriel Kazuo

7 de abril de 2020
Atualização:07 abr 2020 às 11:06

O WhatsApp vai passar por mudanças, a partir de terça-feira (07), para combater a disseminação de notícias falsas no aplicativo. As medidas foram tomadas após se detectarem que muitas pessoas estão compartilhando boatos sobre a pandemia de coronavírus.

A partir de agora, será proibido o compartilhamento de uma mensagem para mais de cinco pessoas. Quem quiser replicar uma mensagem só poderá enviá-la para uma pessoa, ou um grupo, ou lista de transmissão de cada vez.

O Facebook alega que medida não vai acabar com as notícias falsas, mas vai inibir o envio em massa. A ideia é que conteúdos compartilhados por mais de 5 vezes não sejam mais aceitos pela rede social. Ou seja, caso uma pessoa seja a quinta a receber uma mensagem compartilhada, ela não poderá mais enviá-la novamente para mais de 5 pessoas.

Essa é a segunda vez que o aplicativo adota medidas restritivas para compartilhamento de mensagens em massa. Desde 2018 para cá, houve uma redução considerável de 250 compartilhamentos para 20 (2018) e de 20 para 5 (2019). Duas milhões de contas foram banidas por mês, por causa de envio de fake news.

O WhatsApp está testando uma outra forma mais agressiva de combater os boatos da internet, onde o usuário pode checar a veracidade do conteúdo, clicando num ícone na própria mensagem recebida. 

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *