Siga O Correio
© 2016-2020 Rede Correio de Comunicação.
“Eu espero do sistema eleitoral brasileiro que em 2022 tenhamos um sistema seguro” Disse Bolsonaro
30 de novembro de 2020 l Atualização: 30 nov 2020 às 10:49
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sem apresentar provas de possíveis fraudes, voltou a questionar a segurança do voto eletrônico e declarou ter votado em Marcelo Crivella (Republicanos). “Eu espero do sistema eleitoral brasileiro que em 2022 tenhamos um sistema seguro, que possa dar garantias ao eleitor que, em quem ele votou, o voto foi efetivamente para aquela pessoa. O voto impresso é uma necessidade, as reclamações são demais. Eu estou vendo trabalho de hacker aqui e em qualquer lugar. A apuração tem que ser pública. Quem não quer entender isso, eu não sei o que pensa da democracia”, afirmou o presidente.
A fala do presidente acontece no dia seguinte à prisão, em Portugal, de um suspeito de ter participado de um ataque hacker ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A invasão no sistema no primeiro turno divulgou informações de funcionários, mas não colocou em risco o sistema de votação, de acordo com o tribunal. As urnas não ficam conectadas à internet, e a transmissão dos votos para totalização do resultado é feita por uma rede própria do tribunal que usa comunicação criptografada.
Presidente do Brasil, Jair Mesias Bolsonaro.
Bolsonaro disse ainda que tem conversado com as lideranças do Congresso para avaliar a volta do voto impresso.
“Podemos continuar votando e não tendo a certeza se aquele voto foi ou não para aquela pessoa. E deixar bem claro, o voto impresso, ninguém bota a mão no papel, fica atrás do visor. Ele concorda depois de seu voto ser imprimido (SIC) e cai dentro da urna. Qualquer delegado de partido pode pedir recontagem naquela área e você vai ter a comprovação do voto eletrônico no papel, é pedir muito? No meu entender, quem não quer entender isso, não sei o que pensa da democracia”, afirmou o presidente.
Logo na sequência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reagiu, dizendo que falar em voto impresso “coloca em xeque” o atual sistema eleitoral, que ele considera “muito seguro”.
Quem não vive sem energético para dar dose de energia ao...
Não é verdade que, sozinho, o presidente Jair Bolsonaro gastou...
caderneta de poupança completou, 160 anos de existência em 2021. Ela não só...
Um homem de 54 anos foi preso em Jundiaí, por...
O BBB21 mal começou e alguns brothers da casa principal...
Três empresas em Itapevi na grande São Paulo estão com...
Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro cedeu a reivindicações...
Todos direitos reservados © 2016-2021