×
PUBLICIDADE

Volkswagen vai transformar GOL em SUV em 2023

Igor Juan

5 de agosto de 2021 - updated: 05 ago 2021 às 23:07

Ao se tratar de carro, no Brasil a moda e grande apostas das montadores são os veículos de modelo SUV. A onda de SUV no Brasil está tão em alta que o carro mais popular do país, o GOL, produzido pela Volkswagen vai ser transformado em SUV – Sport Utility Vehicle, basicamente um hatch compacto.

A transformação do GOL em SUV vai ocorrer em 2023 ao que apurado pelo Correio do Interior. Com a mudança de versão, o popular e tradicional Gol deixará de ser um carro de entrada da marca. E passará a ser o SUV mais acessível economicamente no País.

Conforme revelado pelo jornalista Leonardo Felix, do site Mobiauto, o Gol SUV será feito sobre a mesma base do NivusPoloT-Cross e Virtus. Assim, seguirá a cartilha indiana dos Mini-SUVs para substituir, de uma só vez, Gol e Fox (que não muda de geração desde 2003).

A produção do novo Gol será em Taubaté, interior de São Paulo.

Em relação ao visual, acredita-se que o mini-SUV terá até elementos do Golf de 8ª geração, bem como da família elétrica ID. Por dentro, como de praxe, o inevitável compartilhamento de peças entre os modelos da mesma base – para baratear os custos de produção. Nesse sentido, a central multimídia VW Play deve estar presente e melhor. Já o comprimento deverá ter cerca de 4,10 metros, e o mesmo entre-eixos de Polo e Nivus, com 2,56 m.

Debaixo do capô, ao contrário do Gol atual – que usa o 1.0 aspirado de 84 cv -, a novidade deve contar com o 1.0 três cilindros 12V turbo flex com 105 cv ou 128 cv. Há aposta de câmbio manual de cinco marchas ou automático, de seis posições. A exemplo do Fiat Pulse, o SUV de entrada da Volkswagen deverá prever algum tipo de eletrificação, como um sistema híbrido.

Ainda é cedo para falar de preços, mas o modelo – que será posicionado acima do Polo Track e do novo Polo – ficará abaixo de Nivus e T-Cross. Ou seja, custará cerca de R$ 100 mil. Com o novo Gol SUV, sairá de linha o Voyage, que não terá sucessor.

Igor Juan

Jornalista editor-chefe do Correio do Interior desde 2016. Formando pela faculdade ESACM Sorocaba. Atuou na RedeTV! e demais meios de comunicação. Correspondente do Jornal Metrópoles em SP com o Correio do Interior MTB: 0082709/SP.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

"