×
PUBLICIDADE

Você sabia que a conta de luz possui uma tarifa que reduz seu valor

Gabriel Kazuo

3 de agosto de 2021 - updated: 03 ago 2021 às 9:14

Você sabia que na conta de luz, existe uma tarifa que reduz o seu valor final? Sim, ela existe, mas é pouco usada, mas, com parcimônia, que é a tarifa branca. Ela existe para estimular o consumidor a consumir energia durante o dia inteiro, para aumentar a economia no período noturno.

De acordo com a Aneel, poucos brasileiros adotam essa prática de usar a eletricidade durante o dia todo, concentrando-a apenas em um período, como a noite, por exemplo. Mas, a própria autarquia recomenda que o uso da tarifa branca não seja usada o tempo inteiro, pois o gasto de energia será maior.

Então, como usar a tarifa branca?

Antes de mais nada, é necessário entender que a tarifa branca é calculada da seguinte forma: existem dentro dela 3 faixas de consumo, que indicam os valores em que ela é mais barata, e outros em que ela é mais cara. Por exemplo, em dias de menos consumo, como feriados e finais de semana, esse valor sai mais barato, em relação aos dias de semana.

Além disso, também é levado em conta o período do dia em que a energia elétrica é mais usada. Durante à noite, o valor é maior do que no período da manhã e da tarde, por conta do aumento no consumo. Mas, para usufruir desse benefício de modo adequado, é necessário analisar o seu próprio consumo de eletricidade, incluindo o do chuveiro elétrico, o principal responsável pelo calor da conta de luz.

O ideal, segundo os economistas, é que as pessoas optem por tomar banhos antes das 18h, período em que o consumo de eletricidade é menor. O mesmo vale para o consumo de ar condicionado, outro vilão que aumenta o valor da conta.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

"