Você sabe o que é o ”Setembro Amarelo”


10/09/2019 l Atualizada em - 10/09/2019 às 14:46

Circula, por todo o país, a campanha do ”Setembro Amarelo”, que busca prevenir a população a combater o suicídio. Em Sorocaba, foram registrados já, 20 casos de pessoas que tiraram a própria vida, a grande maioria homens adultos.

Esse número representa a metade dos casos ocorridos no ano passado, porém com um detalhe: em 2018, a maioria dos casos aconteceu com jovens de 20 a 29 anos. No Mundo, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano, sendo que no Brasil, os números são mais graves: a cada 45 minutos, uma pessoa tira a própria vida no País. O “Setembro Amarelo” foi iniciado em 2015, por meio de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Em Sorocaba, a programação da campanha envolve a exibição de um documentário sobre o tema, na noite de hoje (10), na Fundec. A entrada é aberta ao público e os ingressos já podem ser retirados na entidade. Na semana que vem, nos dias 21 e 22 de Outubro, a CVV dará o curso “Caminho de Valorização da Vida”, na EE Júlio Prestes de Albuquerque, que se localiza na Avenida Eugênio Salermo, 204.

No dia 29 será realizado o “Piquenique Amarelo”, no Parque Campolim, das 10h às 15h, com apresentações musicais, tenda de massagens e comidas variadas e oficina das emoções, com voluntários do CVV e estudantes de Medicina da PUC.

 

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *