×
PUBLICIDADE

Vírus VSR provoca surtos em crianças em varias parte do Brasil

Gabriel Kazuo

17 de setembro de 2021 - updated: 17 set 2021 às 16:28

O vírus VSR que afeta o sistema respiratório, tem atingido crianças em diversas partes do mundo. No Brasil já há casos de crianças infectadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo boletins InfoGripe, da Fiocruz.

O VSR causa uma infecção – bronquiolite, que é uma inflamação das pequenas vias respiratórias do pulmão, e pneumonia, especialmente em crianças menores de 1 ano de idade.

O que tem intrigado a comunidade médica é que casos da infecção, que é mais comum em meses mais frios, tem aumentado em períodos em que deveriam estar minguando. Foi assim no Hemisfério Norte, em março, quando era fim do inverno.

De acordo com uma reportagem da BBC Brasil, os médicos acreditam que esse comportamento incomum do vírus pode ter uma ligação indireta com a pandemia de covid-19.

A explicação é que, no ano passado, o isolamento social impediu sua circulação, e, como resultado, muitas crianças não tiveram a oportunidade de criar imunidade contra o patógeno.

A reportagem da BBC relata que, em alguns lugares, equipes médicas viveram momentos dramáticos com UTIs cheias de crianças com o vírus.

“Ficamos lotados, todos os leitos ocupados, o que é um desafio”, diz Christoph Berger, chefe do departamento de doenças infecciosas e epidemiologia do Hospital Universitário Infantil de Zurique, na Suíça. O pico por lá foi em julho, em pleno verão.

Sintomas

De acordo com o CDC, pacientes infectados com VSR geralmente apresentam sintomas 4 a 6 dias após serem infectados. Os sintomas de infecção por VSR geralmente incluem:

  • Coriza
  • Diminuição do apetite
  • Tosse
  • Espirros
  • Febre
  • Respiração ofegante

Esses sintomas geralmente aparecem em estágios e não todos de uma vez. Em bebês com VSR, os únicos sintomas podem ser irritabilidade, diminuição da atividade e dificuldades respiratórias.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

"