×
PUBLICIDADE

Vírus da febre mortal Marburg é detectado no Brasil

Gabriel Kazuo

4 de outubro de 2021 - updated: 05 out 2021 às 13:41

A Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul confirmou, na manhã de domingo (03), um caso de infecção pelo vírus Marburg, emitindo um alerta máximo para os agentes de Saúde da cidade, pois o vírus é raro no Brasil e é bastante letal.

De acordo com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), o alerta é para que as equipes de Saúde monitorem a situação dos pacientes que apresentarem sintomas de Marburg, para que eles sejam isolados o mais rápido possível, para evitar que a situação piore.

O Ministério da Saúde já foi acionado, e em nota, recomendou que a Prefeitura tome as devidas providências para conter possíveis surtos da doença. Este é o primeiro caso registrado do vírus Marburg no Brasil. 

O Vírus Marburg

Doença de origem africana, o víruis Marburg é considerado pela OMS como uma doença de alta periculosidade, inclusive na lista de possíveis pandemias pós-Covid-19. Os sintomas iniciais são febre, enxaqueca e mal-estar.

Após um certo tempo, a doença evolui para um quadro de dores musculares, abdominais, náuseas e vômitos, além de palidez, fadiga e letargia. O último sintoma é a febre hemorrágica, e em 7 dias, a pessoa morre. Assim como a Covid, o Marburg tem como hospedeiro o morcego.

O que torna esse vírus muito contagioso é que ele fica impregnado na pele e mucosas do organismo morto, inclusive nas roupas e lençóis das camas hospitalares. Por conta disso, é necessário que eles sejam isolados. Por questões de segurança e privacidade, o nome da vítima e do hospital não foram revelados.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

"