Secretário desmente Manga e nega mudança de fase em Sorocaba
PUBLICIDADE

Secretário desmente Manga e nega mudança de fase em Sorocaba

Gabriel Kazuo

26 de janeiro de 2021
Atualização:26 jan 2021 às 10:15

Marcos Vinholi, Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, na noite de segunda-feira (25), desmentiu que tenha autorizado a mudança de fase na Região de Sorocaba. A declaração veio após ele tomar conhecimento da fala do Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), de que ele iria reavaliar a situação da região nesta semana.

Em reunião com os Prefeitos de todas as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, desde o final da semana passada, já foi definido que tal mudança anunciada por Manga não aconteceria, pelo menos até o dia 5 de fevereiro. A prefeita Simone Marquetto (MDB), de Itapetininga, e presidente da RMS disse: “Ninguém que ficar na fase vermelha. Mas a gente entende que o enfrentamento vai gerar uma discórdia muito grande. Entendemos que é ruim para a economia. Não estamos felizes com isso”, garante a prefeita. “Não temos autonomia para descumprir um decreto do Estado”.

Entretanto, Marcos Vinholi confirmou a chegada de mais leitos para a região, sem especificar um prazo certo de quando isso iria acontecer. Ele também confirmou que toda região não tem ainda índices para avançar para a Fase Laranja do Plano SP:  “Nesse sentido, mesmo tivesse qualquer reclassificação, hoje, amanhã, ou quarta-feira, a região ainda tem índice de fase vermelha. Então, não tem qualquer tipo de alteração”. Inclusive, Vinholi disse que chegou a alertar Manga de que Sorocaba não tem condições de sair da Fase Vermelha. 

Estavam presentes na reunião representantes das cidades de Alumínio, Araçoaiba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Tatuí, Tietê, Votorantim e Itapetininga.

Deputada estadual confirma versão do Governo

Em entrevista para a Rádio Jovem Pan, na manhã desta terça-feira (26), a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) confirmou a versão do secretário Vinholi, sobre a impossibilidade da região de Sorocaba ir para a Fase Laranja nesta semana:

“Não existe a menor possibilidade de atender a reivindicação que a prefeitura está pleiteando. Não haverá nenhuma mudança nem quarta e nem sexta”, garantiu ela. “Em nenhum momento, critico o prefeito. É a ânsia de tentar resolver, mas mais importante é termos equilíbrio e responsabilidade. Agora é momento de união”.

Até o momento, a Prefeitura de Sorocaba não se manifestou sobre as falas do secretário Vinholi, ou da deputada Maria Lúcia.

**Matéria sujeita à alterações

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. [email protected]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *