12 de março de 2021 - Atualizado: 12 mar 2021 às 12:11
O parlamentar William Albuquerque (Democrata) protocolou na Câmara Municipal de São Roque um Ofício destinado ao Poder Executivo pedindo que o atual governo municipal faça a adesão junto ao Detran da instalação de uma unidade do Poupatempo na cidade.
Segundo o Governo do Estado informou, os municípios que não têm o Poupatempo mas que tenham unidade do Detran, podem pedir a adesão que integrará os dois postos de serviços públicos, devendo apresentar um projeto básico e disponibilizar um imóvel com acessibilidade para a instalação do posto.
No Ofício, o vereador explica que com a incorporação desses serviços, ocorrerá a redução da demanda presencial, e o aumento da procura pelos canais digitais tornando assim a prestação dos atendimentos mais ágeis e eficientes.
Além de expandir a capacidade dos serviços prestados, transformando as unidades do Detran.SP em postos Poupatempo, a medida resultará em atendimento público de qualidade, de forma presencial e remota, por meio dos portais do Detran.SP do Poupatempo.
“São Roque tem se destacado cada vez mais como referência na microrregião que hoje soma mais de 100 mil habitantes, e acredito que um posto do Poupatempo na cidade vai facilitar a vida de todos, permitindo o acesso a serviços úteis e essenciais com mais rapidez e agilidade, por isso estou pedindo ao Executivo que faça a adesão ao programa para trazê-lo para o município e espero que dê certo”, destaca William Albuquerque.
Para que seja viabilizada de fato a instalação de uma unidade em São Roque, o poder público precisa apresentar um imóvel e providenciar as adequações estruturais necessárias, de acordo com o projeto básico estabelecido.
Dentre elas, o local deve possuir uma boa localização e visibilidade, ser de fácil acesso ao público, localizado na região central da cidade com opções de transporte público que facilitem o acesso aos cidadãos e funcionários portadores de deficiência, e garantir condições de conforto ambiental, quanto à temperatura e ruído no local.
Cada unidade deve ser compatível com a capacidade de atendimento ao público de seu município, que varia de local para local. Os municípios com 20 a 70 mil habitantes, devem possuir estabelecimentos com área mínima de 200m², por exemplo. Já os que possuem mais de 70 mil habitantes, devem ter no mínimo 300m², caso de São Roque.