Veja como amolar facas em casa de um jeito fácil e eficiente

Temos certeza que essa super dica de como amolar facas vai te ajudar e você nunca mais irá sofrer com isso!

Como Amolar Facas
Como Amolar Facas

Amolar facas é um dos procedimentos importantes dentro de uma cozinha, e que muitas vezes temos problemas justamente quando mais precisamos. O passo a passo de hoje é uma dica do Canal Celso Cavallini que vai te ensinar e dar dicas de como amolar facas de uma forma eficiente e correta, para evitar acidentes na cozinha!

Como saber se preciso amolar facas

Antes de saber como amolar facas, é preciso saber identificar se uma faca perdeu o corte ou se está cega, como costumamos dizer. Para isso, existem duas maneiras : a primeira é segurar a faca com a ponta afastada em relação a você e com o fio para cima. Incline a faca para frente e para trás de modo que, se a luz refletir no fio da lâmina, é sinal que ela está arredondada. A segunda maneira é encostar o fio da faca com muito cuidado nas costas da unha e deslizar a faca sobre a unha com cuidado, afastando-a da mão. Se a lâmina não agarrar, ela precisa ser afiada.

O que usar para amolar facas

Praticamente qualquer material áspero pode ser usado para amolar uma faca. Desde uma pedra lisa de rio até um bloco de construção pode servir para amolar um tanto considerável. Um dos produtos mais indicados é uma lixa d’água bem segura em um local plano, pois assim você terá o melhor resultado possível. Porém, o melhor cenário possível é usar pedras diamantadas ou bastões diamantados para amolar facas. Se você for comprar uma pedra de amolar, escolha comprar uma que tenha apenas uma granulação fina, e não as mais comuns que têm granulação dupla.

Como amolar facas em casa

Coloque a pedra de amolar sobre um pano úmido ou pedaço de borracha em um local plano, para não deslizar. Amole a faca de forma que ela esteja posicionada com um ângulo de 15° a 30° com a superfície. Caso tenha dúvidas, coloque a faca na vertical e coloque na diagonal em seguida. Agora divida essa abertura pela metade e você conseguirá um bom ângulo para amolar a faca. Passe a faca na pedra por cerca de 10 vezes de cada lado, com o cuidado de que tanto a pedra como a faca estejam sempre molhadas. Feito isso, passe a faca por um pedaço de couro ou cinto sempre no sentido oposto ao corte, como se estivesse passando manteiga no pão.

Como manter o fio depois de amolar facas

Depois que as facas estão amoladas, é importante saber manter o fio de cada uma delas para sempre ter um equipamento em bom estado e afiado. Para evitar entupimentos dos poros da faca, é preciso fazer a têmpera da pedra. Para isto, basta colocar vaselina em uma panela em banho-maria e colocar a pedra dentro da vaselina assim que ela derreter. Depois de alguns minutos, retire a pedra com cuidado para não se queimar e espere secar completamente antes de usar novamente!