Valor do IPCA aumenta em março batendo 6,10% em 12 meses
PUBLICIDADE

Valor do IPCA aumenta em março batendo 6,10% em 12 meses

Gabriel Kazuo

9 de abril de 2021
Atualização:09 abr 2021 às 20:01

O principal índice de inflação do Brasil, o  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, mais conhecido como IPCA, fechou em alta de 0,93% no mês de março, crescimento que vem desde o começo de 2021. Além disso, o indicador está acima do projetado pelo Governo Federal.

Os dois produtos essenciais que mais puxaram o valor do IPCA para cima foram a gasolina (11,23%) e o gás de cozinha (4,98%). Desde março de 2020, a maior alta registrada foi em dezembro, com 1,35%, caindo para 0,25% em janeiro.

Em comparação com março de 2020, o valor do IPCA subiu 6,10%. O Ministério da Economia esperava que o IPCA ficasse numa média de 5,25% no máximo de crescimento anual. Segundo o IBGE, a última vez que a inflação ficou acima do previsto foi no final do Governo Dilma, em 2016.

Além dos produtos provenientes do Petróleo, contribuíram para o aumento o preço das habitações (0,81%) e artigos de residência (0,81%), por conta da pandemia de Covid-19 e pelo fato das pessoas passarem mais tempo em casa.

Entre subidas e descidas

A gasolina foi a principal vilã do aumento do IPCA, subindo 11,26% e contribuindo para o aumento de 0,6% do valor da inflação. Os vários reajustes no preço do produto nas refinarias fez com que os consumidores pagassem mais caro na hora de abastecer os carros.

Entretanto, mesmo com a pandemia, o preço dos alimentos e bebidas não sofrerá aumento, pois está abaixo da inflação. No mês de março, a alta foi de 0,13%.Isso se deve à queda na demanda e fim do auxílio emergencial, que impede que as famílias mais pobres tenham o que comer.

Serviços

Principais afetados pela pandemia, o setor de Serviços está em deflação, por conta das medidas de isolamento social, que diminuíram a necessidade das pessoas buscarem por eles, fazendo com que baixassem o preço. Os mais afetados foram os setores de Turismo e Hotelaria.

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *