Vale a pena comprar moedas virtuais Bitcoin em 2021?
PUBLICIDADE

Vale a pena comprar moedas virtuais Bitcoin em 2021?

Igor Juan

6 de janeiro de 2021
Atualização:13 jan 2021 às 2:03

O Bitcoin – ou BTC desde que surgiu  ao mundo em 2008, ganhou muitos holofotes pelo mundo em jornais, revistas, canais de TV e assunto entre agentes de finanças e assim em 2013 começou a ganhar mais popularidade e interesse das pessoas em comprar e investir em Bitcoin.

Os valores da cotação de investimento abriram em 13 dólares em 2013 após sua popularidade, em janeiro de 2014, o fechamento do investimento ficou em  770 dólares. Em um ano, o aumento foi de 5.823%, taxa de rentabilidade muito alta para o curto período de tempo.

Eis que muitas pessoas que pouco ou muito entendem de mercado financeiro e investimento passam a se questionar, como investir em Bitcoin, Vale a pena investir em Bitcoin ?

Quem deve investir em bitcoin?

Bitcoin é um ativo especulativo. Tal como o ouro! Não produz nada! Apenas tem um preço que é afetado por oferta e procura. Neste tipo de ativos olho para o problema como sendo uma questão de probabilidades face aos fatores externos.

O que é certo é que como tenho vindo a prever, finalmente os investidores institucionais começaram a comprar ao longo deste ano e vão continuar e até aumentar ao longo de 2021. Como eles movem muito dinheiro é inevitável que afetem o preço. com apenas esse argumento seria de esperar que o preço continuasse a subir mas há um lado reverso: o pequeno investidor que ficou queimado em 2017/2018 está agora a colher alguns frutos e a vender com algum lucro para poder dizer que não perdeu dinheiro.

Para além disso ainda é imprevisível as consequências do covid-19 na economia. Não me surpreenderia se de repente os pequenos investidores começassem a ter que vender bitcoin para pagar as contas.

Face às circunstancias atuais não posso afirmar com nenhum grau de certeza qual a probabilidade do preço subir ou descer.

Moeda virtual Bitcoin cresce a cada ano e atrai público.

Então como ficamos?

A minha sugestão é a seguinte: Faz sentido ter uma pequena porcentagem do portfólio em bitcoin. Pelo menos para mim! Mesmo com os níveis elevados de risco que vejo atualmente. Entre 3 e 5% do portfólio alocado para bitcoin parece-me uma escolha sensível. Mais do que isso torna-se quase uma loucura e menos que isso é também insensato, porque ainda temos boas chances do preço continuara a subir e de a inflação começar a corroer os nossos pequenos euros.

Comprar bitcoin com o intuito de ficar rico depressa é uma má escolha 

Bitcoin é um ativo muito especulativo que a meu ver tem lugar apenas numa carteira já bem estruturada com objetivos bem definidos.

Quem NÃO deve comprar bitcoin?

  • Quem precisa desse dinheiro!
  • Quem acha que vai ficar rico com bitcoin
  • Quem não tem ainda uma carteira bem diversificada com outros ativos, outros investimentos que já lhe rende ganho – dinheiro.

A maioria dos compradores (não institucionais) são jovens que super entendem de internet e tecnologia. Para eles perder a totalidade do portfólio não é importante, maior parte deles querem ver o ganho momentâneo para ter certeza daquilo que lhe foi apresentado.

O “portfólio” deles é um ou 2 ordenados que facilmente recuperam e apostar em bitcoin é algo que lhes dá a esperança de serem ricos depressa. Nesse caso sublinho APOSTAR. Nada tenho contra eles, é graças a eles que o bitcoin existe mas para quem leva o dinheiro a sério, fazer all-in em bitcoin é (em minha humilde opinião) uma loucura, principalmente aos preços e circunstâncias de hoje.

Onde comprar Bitcoin ?

Com o surgimento do Bitcoin surgiram obviamente instituições com sites e plataformas de compra e venda de moedas virtuais além do Bitcoin, como o LiteCoin, Ethereum. Umas desas plataformas é o site Fox Bit

Pelo Fox Bit o investidor cria uma conta como se fosse um banco e por lá pode escolher qual moeda virtual pode comprar, tendo em vista os valores de cada uma delas e um calculo de rendimento ao valor que pretende aplicar na compra.

Outra plataforma muito intuitiva com gráficos e detalhes de cada ação e moeda virtual é o Coin Lib.

Destacamos também a plataforma brasileira – Mercado Bitcoin que é bem didática para quem não conhece nada ou muito pouco sobre moedas virtuais, investimentos e bitcoin.

Compra e venda de Bitcoin

Diferentemente do mercado de ações, aquele que muitos compram ações de empresas públicas e privadas,  o mercado de criptomoedas funciona 24 horas por dia.
Ao comprar moedas virtuais, Você pode fazer transferências de bitcoins para outras pessoas em qualquer lugar no mundo, sem precisar realizar o câmbio de moedas, que nada mais é do que trocar uma moeda estrangeira que tenha, por aquela que se usa em seu pais.
Ex: Se você tem 250 dólares e mora no Brasil, você precisa trocar esse valor pela moeda – dinheiro usado em seu pais, pois dificilmente algum estabelecimento que você compre algo vai aceitar pagamento em dólar

Igor Juan

Jornalista de assuntos gerais, com especialização em assuntos de negócios e Política. Formando pela faculdade ESACM, com passagens pela RedeTV!, Jornal O Democrata, SP Agora e Band.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *