1 de abril de 2020 - Atualizado: 01 abr 2020 às 9:40
A primeira campanha de vacinação por drive thru em Sorocaba foi bastante tumultuada, durante toda a terça-feira (31). Nos dois principais pontos de vacinação- Estádio do CIC e Jardim Santa Rosália- quem utilizou o serviço teve que ter muita paciência para aguentar as filas quilométricas, falta de funcionários e falta de respeito de muitos idosos, que tentavam furar a fila. A campanha foi suspensa na manhã desta quarta-feira (01), pois o foco será apenas para moradores de asilos, casas de repousos e também atendidos pelo serviço de acamados.
A campanha começou por volta das 9h, e desde cedo já houve uma grande aglomeração de carros esperando. Além do CIC e da Santa Rosália, o Lar São Vicente de Paulo, na Vila Betânia, também foi ponto de vacinação. Quem chegou ao local teve que pegar uma senha e aguardar ser chamado.
O ponto de vacinação mais movimentado foi o Estádio Walter Ribeiro (CIC), que, das 9h até às 10h, tinha atendido 350 pessoas, dentro do gramado. As filas no local chegaram a dobrar os quarteirões. A demora e a quantidade de pessoas interessadas, fizeram com que muitas delas desistissem de tomar vacina.
Para agilizar o processo, a Secretaria de Saúde chegou a reforçar o número de funcionários no local, mas não chegou a resolver muito a situação.
Hélita Peres, 56 anos, contou que ficou mais de 3h esperando na fila, para vacinar a mãe, de 81 anos: ”“Faltou organização e ficamos três horas dentro do carro até chegar a hora de tomar a vacina. Minha mãe tem 81 anos e todo esse tempo sentada no carro é ruim. Teve gente furando fila e até idosos brigando”.
Edna de Almeida, 69 anos, também criticou a organização da campanha, pela falta de mais funcionários: “Muito mal planejado, deveria colocar muitos funcionários para ajudar a vacinar os idosos ao longo da fila”.
A Secretaria de Saúde se defendeu, alegando que o número de funcionários era suficiente para vacinar todas as pessoas. Haviam 30 funcionários da saúde vacinando, além de 6 GCMs, 20 agentes de trânsito da Urbes e 20 funcionários da Secretaria de Esportes realizando os trabalhos no CIC.
Relembrando que a vacina contra a gripe não tem poder para combater a COVID-19, mas ajuda a realizar um diagnóstico mais rápido, pois a maioria dos sintomas do coronavírus se assemelham muito com os da gripe (tosse, febre, nariz escorrendo e dor de garganta) e também ajuda a aliviar a situação do sistema de saúde, que está voltyado somente para combater o novo vírus.
Todos direitos reservados © - 2022