24 de novembro de 2021 - Atualizado: 24 nov 2021 às 19:25
O Governo de São Paulo anunciou, na tarde desta quarta-feira (24), a flexibilização do uso de máscaras em todo o Estado, somente em lugares abertos, a partir do dia 11 de dezembro. A medida vale apenas para pessoas que andam nas ruas e em parques.
Em relação aos espaços fechados, como restaurantes, academias, barbearias, entre outros, o uso de máscaras continua sendo obrigatório, inclusive em locais que geram aglomeração, como transporte coletivo e eventos culturais e esportivos.
No entanto, essa flexibilização não é obrigatória, e todos os municípios do Estado estão livres para acatar elas ou não. Por exemplo, várias cidades do ABC paulista já informaram que o uso de máscaras será mantido, independentemente se o ambiente for aberto ou fechado, até segunda ordem.
Para que essa flexibilização ocorra é necessário que as cidades atinjam os seguintes parâmetros:
Essa decisão do Governo de liberar o uso de máscaras em locais abertos tem como base um estudo científico, divulgado no ano passado, que indica que o risco de uma pessoa pegar Covid-19 em um local aberto é quase zero, em relação a um ambiente fechado.
De acordo com a revista ”Proceedings of the National Academy of Sciences”, o vírus da Covid-19 consegue ficar circulando livremente pelo ar por muito tempo, e pode atingir uma pessoa em uma velocidade muito grande, por meio de um espirro, tosse ou fala.
Porém, se a pessoa estiver a 2m de distância de quem tossiu ou espirrou, em um parque ou na rua, a chance de de ser atingida por partículas de saliva contendo o vírus é quase zero, em relação a um ambiente fechado, onde as pessoas estão mais próximas.
Sendo assim, é muito mais fácil uma pessoa pegar Covid-19 andando em um parque, ou em uma praia, do que se ela estiver andando num shopping ou frequentando a academia, pois nesses locais mais abertos, é mais fácil manter o distanciamento social de 2m.
Todos direitos reservados © - 2022