Usado por muitos brasileiros, famoso site Yahoo Respostas será apagado da internet

Redação

6 de abril de 2021
Atualização:06 abr 2021 às 17:46

É o fim do Yahoo Respostas – a plataforma, que trazia perguntas sobre absolutamente qualquer coisa (com todo o tipo de resposta que você possa imaginar), deixará de existir a partir de 04 de maio. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (05) pelo Yahoo. O site, que marcou a história da web, é uma dos mais antigos neste formato (no ar desde 2005), e não receberá mais perguntas a partir do dia 20 de abril.

Quem acessa o Yahoo Respostas a partir desta segunda-feira começa a ver uma mensagem sobre o encerramento do serviço no topo da página. O link redireciona o usuário para um FAQ com o cronograma de desligamento.

Os membros da comunidade Yahoo Respostas receberam uma carta com mais detalhes sobre o fim do site – entre os motivos, está a queda de popularidade da plataforma com o passar dos anos.

“Embora as Respostas do Yahoo já tenham sido uma parte essencial dos produtos e serviços do Yahoo, ele se tornou menos popular com o passar dos anos, conforme as necessidades de nossos membros mudaram. Para esse fim, decidimos mudar nossos recursos do Yahoo Respostas para nos concentrar em produtos que atendam melhor aos nossos membros e cumpram a promessa do Yahoo de fornecer conteúdo confiável premium”, diz um trecho do comunicado.

Usuários poderão solicitar seus dados até junho de 2021

De acordo com o calendário de desligamento do Yahoo Respostas, os usuários terão até o dia 30 de junho de 2021 para solicitar seus dados, o que inclui todo o conteúdo gerado na plataforma (listas de perguntas e respostas e quaisquer imagens). As respostas e perguntas de outros usuários, no entanto, não poderão ser baixadas. A partir desta data, todas as informações ficarão inacessíveis.

O Yahoo revela ainda que após a solicitação, a empresa pode levar até trinta dias para disponibilizar todos os dados.

Encerramento do Yahoo resposta é pelo combate intenso à desinformação

Apesar de usar a baixa popularidade como motivo principal para o desligamento, o fim do Yahoo Respostas acontece em uma época de constantes esforços para o combate à desinformação, o que já levou CEOs de Big Techs a prestarem esclarecimentos sobre seus esforços para conter publicações falsas ou enganosas em suas plataformas.

Nos últimos anos, a plataforma recebeu diversas perguntas e respostas com conteúdo extremista ou que favorecem a circulação de fake news – e definitivamente não é muito sábio dar brecha para eventuais problemas envolvendo a responsabilidade destas publicações nos dias atuais.

Com informações: The Verge

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *