Correio do Interior
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Famosos
  • Carros
Filiado ao Metrópoles
home / Saúde

Unidades Básicas de Saúde lançam campanha contra a Hepatite

Gabriel Kazuo

23 de julho de 2019 - Atualizado: 07 mar 2022 às 16:36

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sorocaba lançaram a campanha ‘’Julho Amarelo’’, para conscientizar a população a se vacinarem contra a Hepatite, doença viral, que atinge o fígado.

O principal foco da campanha é no combate à Hepatite C, que atinge adultos acima dos 40 anos de idade. Essa doença é a que mais atinge a população idosa na cidade e, por isso, há a necessidade de informar melhor as pessoas, principalmente os homens, sobre esse assunto.

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos, independentemente do grau de lesão do fígado.

o ano de 2018, Sorocaba registrou 173 novos casos da hepatite B e 38 da C em pessoas que moram na cidade. A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. A hepatite B tem tratamento e pode ser controlada, evitando a evolução para cirrose e câncer. Em crianças, a vacina da hepatite B é dada em quatro doses: ao nascer, 2,4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses a depender da situação da vacina.

Programação
UBS Laranjeiras – 24/07 – Dia voltado para conscientização contra as hepatites virais. Na sala de espera terá vídeos explicativos.
UBS Brigadeiro Tobias – 25/07 – Ação na clínica de reabilitação ‘Rumo Certo’ com orientação e testagem dos pacientes.
UBS Cajuru – 25/07 – Fará testagem para hepatites no presídio.
26/07 – Orientação sobre hepatites e testagens para população, principalmente os maiores de 49 anos.
UBS Carandá – 22/07 a 26/07 – Distribuição de folders, orientação na sala de espera e oferecimento de teste rápido no período da manhã.
UBS Maria Eugênia – 22/07 a 26/07 – Distribuição de folders, orientação na sala de espera e oferecimento de teste rápido dia todo.
UBS Éden – 22/07 a 26/07 – Orientação na sala de espera e teste rápido.
UBS Sabiá – 22/07 a 26/07 – Orientação na sala de espera e teste rápido. (Com informações da Secom)

Facebook

WhatsApp

Tweet

Telegran

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Veja também

  • Campanha de Vacinação contra Gripe começa em abril
  • Obra de reforma da UBS do Moreiras em Mairinque está concluída
  • Anvisa define domingo uso emergencial de vacinas da COVID-19
  • Sobre
  • Contato
  • Política de privacidade

Todos direitos reservados © - 2022