12 de agosto de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 0:32
Os atores Paulo José de 84 anos e Tarcísio Meira de 85 anos morrem em um intervalo de pouco menos de 24 horas. Paulo José morreu na quarta-feira 11 de agosto por complicações de saúde causada por uma pneumonia, e Tarcísio no dia 12 de agosto por complicações de covid-19 após contrair o vírus e ser internado na UTI no dia 6 de agosto.
Tarcísio estava internado no Hospital particular Albert Einstein junto com a esposa Glória Menezes também atriz e que também contraiu o vírus, porém ele não precisou ser intubada.
Com a morte dos dois atores fãs resgataram cenas da Novela um Anjo Caiu do Céu, exibida em 2001 na TV Globo em que nada mais e nada menos que Tarcísio Paulo José contracenavam juntos em uma cena que é dita como premonição da morte conjunta de ambos.
Na cena os dois falavam sobre um encontro no céu e, para isso, era preciso seguir caminhos complicados. Paulo José, vivendo o personagem Alceu, agradece ao amigo fotógrafo João Medeiros (Tarcísio Meira) e promete um dia revê-lo lá em cima, no céu. A cena é impactante e comovente para que buscou assistir.
Quem assistia o programa Encontro com Fátima Bernandes na manhã de quinta-feira 12 de agosto, foi surpreendido quando a Fatima cortou um entrevistado dando espaço ao plantão de jornalismo com Alan Severiano que deu a informação da morte do ator.
O último trabalho de Tarcísio na TV foi em 2018, na novela Orgulho e Paixão, no papel de George Magnus Williamson.
Tarcísio e Glória estrearam na Globo em 1967, na novela Sangue de Areia, escrita por Janete Clair, e atuaram juntos em tramas como Irmãos Coragem (1970) e A Favorita (2008), além do seriado Tarcísio e Glória, em 1988. Pioneiros na televisão – fizeram a primeira novela diária do país, 2-5499 Ocupado, em 1963, da TV Excelsior -, eles têm dezenas de trama na carreira e estão casados desde 1962.
Paulo além de ator era diretor e foi um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira , ele estava internado há 20 dias e morreu em decorrência de uma pneumonia. Nos últimos 20 anos, Paulo José sofria de Mal de Parkinson, doença que recentemente o ex-governador de São Paulo, José Serra descobriu e se afastou da Política como Senador para tratar a doença.
Ele deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além de Paulo Henrique Caruso.
Paulo José nasceu e foi criado na cidade de Lavras, no Rio Grande do Sul, em dia 20 de março de 1937, Paulo José começou nas artes através do teatro, ainda na escola. Anos mais tarde, em Porto Alegre, iniciou no teatro amador. Na década de 60 se mudou para São Paulo e começou a trabalhar no Teatro de Arena, onde atuou em diversas funções.
Sua primeira peça foi o ‘Testamento de um Cangaceiro’, de Chico de Assis, em 1961. Na TV em 1969 estreou na Globo na novela Véu de Noiva, escrita por Janete Clair.
Seu primeiro grande personagem foi o mecânico-inventor Shazan, que formava uma dupla bem humorada com Xerife (Flávio Migliaccio, 1934-2020], na novela O Primeiro Amor (1972), de Walther Negrão.
A parceria com Migliaccio fez tanto sucesso que deu origem ao seriado Shazan, Xerife e Cia., escrito, dirigido e interpretado por Paulo e Migliaccio, entre 1972 e 1974.
Ele ainda participou de mais de 48 produções, entre novelas, minissérie e programas especiais.
Destaque para a primeira versão de Gabriela (1975), Tieta (1989), Vamp (1991), Por Amor (1997), A Muralha (2000) e Caminhos da Índias (2009).
Em 2014, atou na novela Em Família, sua última aparição na TV, dando vida ao vovô Benjamin. Na trama de Manoel Carlos, o personagem sofria da síndrome de Parkinson, doença que o ator enfrentou nos últimos 20 anos. Paulo José ainda deu vida a outros personagens marcantes: Jairo, em Explode Coração (1995), de Glória Perez; e o alcóolatra Orestes, de Por Amor (1997), de Manoel Carlos.
Todos direitos reservados © - 2022