×
PUBLICIDADE

Toyota reduz quadro de mão de obra em Sorocaba e demite 740 funcionários

Igor Juan

19 de junho de 2019
Atualização:19 jun 2019 às 15:31

Cerca de 400 funcionários da unidade da montadora Toyota em Sorocaba e Porto Feliz serão demitidos, de acordo com informações da assessoria da empresa. A demissão irá acontecer devido ao encerrado do terceiro turno nas unidades. Em Sorocaba o terceiro turno foi criado em 2018 e começou a funcionar efetivamente em novembro, para produção dos dois modelos da marca, o Etios e o Yaris.

No final de maio a empresa já havia comunicado a demissão de 340 profissionais. O novo corte já teve inicio nesta semana, na segunda-feira (17).  A principal causa das demissões seria o fraco desempenho nas exportações da marca, afetado principalmente pela crise da Argentina, o maior importador dos automóveis brasileiros da marca. O Etios chegou a ser o carro mais vendido na Argentina durante um período.

Nos cinco primeiros meses do ano a Toyota foi o 6º maior fabricante brasileiro, com 8,29% de participação de mercado na soma de automóveis e comerciais leves. O sedã médio Corolla é o 12º mais vendido no Brasil e os novos produtos da planta de Sorocaba vão gradativamente conquistando mercado. Até o final do maio foram vendidos 15.169 unidades do Yaris hatch e 12.781 unidades do sedã, enquanto percebe-se uma queda nas vendas do Etios no mesmo período: 7.523 do hatch e 5.196 do sedã, segundo dados da Anfavea, associação que reúne os fabricantes e calcula seus dados.

O terceiro turno funcionará na fábrica de Sorocaba até o dia 5 de agosto. A empresa espera com essa medida adequar sua produção à demanda do mercado.

Igor Juan

Jornalista editor-chefe do Correio do Interior desde 2016. Formando pela faculdade ESACM Sorocaba. Atuou na RedeTV! e demais meios de comunicação. Correspondente do Jornal Metrópoles em SP com o Correio do Interior MTB: 0082709/SP.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.