12 de agosto de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 0:31
Da mesma forma que aconteceu com a fábrica Renault, a Toyota precisou suspender sus atividades, a partir da semana que vem, por falta de insumos. A produção de carros será afetada nas fábricas de Porto Feliz e Sorocaba.
Isso acontece pelo fato de que muitos dos componentes usados na fabricação dos carros também são usados na confecção de produtos eletroeletrônicos, que por conta da pandemia de Covid-19, tiveram uma alta demanda. Isso fez com que as empresas de automóveis fossem prejudicadas.
Sendo assim, a Toyota se viu forçada a declarar férias coletivas do dia 15 até 30 de agosto. As demais fábricas presentes no Estado, como em São Bernardo e Indaiatuba, funcionarão normalmente.
Os semicondutores são peças que conduzem eletricidade para o funcionamento de eletroeletrônicos, e também para os carros, que possuem peças que dependem da eletricidade para funcionar. Eles são feitos de minerais como o Silício e o Germânio.
Entretanto, somente existem no mundo estes dois tipos de insumos, e por conta disso, caso a demanda por um produto que dependa deles aumentar, a produção do outro será prejudicada.
Apesar de serem dois tipos de produtos sem nenhuma correlação, quando falamos de Economia, uma Ciência que estuda não só como as pessoas e empresas gastam dinheiro, mas também a quantidade de insumos necessários para produzir um bem ou serviço, existem duas teorias que ajudam a explicar por que a produção de um Produto X interfere na produção de um Produto Y.
Essas duas teorias se chamam: ”Fatores de Possibilidades de Produção” e ”Lei da Oferta e da Demanda” que, de forma bem didática, exemplificam essa situação vivida pelas duas empresas.
Sendo assim, se a Demanda por produtos eletrônicos aumentar em relação à demanda por carros, os fornecedores de insumos (semicondutores) irão optar por aumentar a Oferta para esse setor industrial, prejudicando a produção da Toyota e da Renault, que também dependem deste mesmo insumo.
Todos direitos reservados © - 2022