10 de março de 2020 - Atualizado: 10 mar 2020 às 9:03
Três dos times de tradição no Estado de SP vivem uma situação incômoda no Campeonato Paulista 2020. Botafogo (SP), Corinthians e Ponte Preta, não só correm risco de não se classificarem para o mata-a-mata nos seus grupos, mas também podem sofrer com um dos maiores vexames da história dos três clubes- um rebaixamento no campeonato estadual.
Mas, como funciona a questão do rebaixamento no Paulistão, onde somente os dois piores times são rebaixados? Simples, para isso existe a Classificação Geral do campeonato, que serve para várias coisas: classificação para o Troféu do Interior, Copa do Brasil e Brasileirão da Série D, além do descenso para a Série A2. Caem as 2 piores equipes da fase de grupos.
Dos 3 times, a situação mais ”confortável” é a do Corinthians, atual tricampeão paulista, e que em caso de rebaixamento, seria o primeiro clube de toda a Séria A que disputou uma segunda divisão de campeonato estadual. A vantagem do Timão, 11o colocado no ranking geral, com 10 pontos ganhos, é o saldo de gols. Uma boa vitória diante do Ituano, rival direto contra o descenso, combinada com tropeços de Água Santa, Botafogo, Ponte Preta e Oeste já é o suficiente para evitar o vexame.
Por falar na Pantera, mesmo com a vitória diante dos reservas do São Paulo, a situação do Botafogo (SP) é mais complicada. Com apenas 8 pontos conquistados, o clube amarga a 14a posição, com um pontoo a mais que Ponte Preta e Oeste, que estão na zona da degola. Dos 9 pontos que estão em disputa, o time de Ribeirão precisa conquistar no máximo 6 para escapar do Z-2.
Mas, sem sombra de dúvidas, a situação mais complicada é a da Ponte Preta, um dos times mais tradicionais do interior paulista, e que chegou até a disputar final de Copa Sul-Americana. A Macaca abre o Z-2, na 15a posição, com 7 pontos ganhos, e precisa fazer 6 pontos em 9 possíveis, para escapar da Série A2.
RODADA 10
Oeste x Botafogo (SP), sexta-feira (13), às 19h15.
Corinthians x Ituano, domingo (15), às 16h.
Guarani x Ponte Preta, segunda (16), às 20h.
RODADA 11
Botafogo (SP) x Guarani, sexta-feira (20), às 21h30.
Corinthians x Palmeiras, domingo (22), às 16h.
Ponte Preta x Novorizontino, segunda-feira (23), às 17h.
RODADA 12 (todos os jogos na quarta-feira, dia 01 de abril, às 21h30)
Bragantino x Botafogo (SP), em Bragança Paulista.
Mirassol x Ponte Preta, em Mirassol.
Oeste x Corinthians, em Barueri.
Todos direitos reservados © - 2022