Analise de números, probabilidades e estatística de Gabriel Kazuo mostram a situação de cada time do interior paulista
14 de outubro de 2019 l Atualização: 14 out 2019 às 10:20
O Campeonato Brasileiro Série B 2019 chegou em sua fase decisiva. Após encerramento da 28 (Vigésima oitava) rodada, faltam dez jogos para cada time planejar os rumos de 2020, seja ele com título, acesso a primeira divisão – Série A, ou a permanência na Série B, e por ultimo o que muitos não querem, o rebaixamento para a Série C.
Confira abaixo, uma análise bem sintética sobre o campeonato e descubra o que cada time do interior paulista precisa fazer, para atingir a sua meta na competição.
Botafogo de Ribeirão Preto: 7º colocado com 40 pontos na classificação, Briga entre os demais times para ter acesso à Série A.
Campanha: 11 Vitorias, 7 Empates, 10 derrotas. Aproveitamento de 47,6%. Precisa de 60 pontos para conseguir o acesso, para isso, o Botafogo precisa conquistar 20 dos 30 pontos em disputa (66,6% de aproveitamento, o mesmo do Bragantino)
A situação da Pantera na Série B 2019 é bem complicada, em termos de acesso, apesar do time estar apenas à 3 pontos do G-4. Tudo indica que o time de Ribeirão Preto brigará até a última rodada para conquistar uma vaga na Série A do ano que vem. Porém, na última rodada, o time foi até Pelotas (RS), onde foi derrotado pelo Brasil de Pelotas por 1 a 0.
O primeiro tempo foi bastante truncado, mas o Brasil de Pelotas conseguiu fazer seu gol com Guilherme Queiroz. Na segunda etapa, o time da casa recuou bastante, permitindo que a Pantera crescesse na partida, porém, o time visitante perdeu uma penca de gols. Nas próximas rodadas do mês, o Fogão enfrenta: Guarani (em Campinas), Atlético GO (em Ribeirão Preto), CRB (em Maceió), e Coritiba (em Ribeirão Preto). Dos 4 confrontos, 3 deles são contra times que também lutam para o acesso.
Guarani de Campinas é o 13º colocado, com 35 pontos e briga pela permanência na Série B. A campanha do time de Campinas é de 10 vitorias, 5 Empates, 13 Derrotas, somando 41,7% de aproveitamento. Precisa de 45 pontos para permanecer na Série B. Para isso, o Guarani precisa conquistar 10 dos 30 pontos em disputa (aproveitamento de 33,3%, o mesmo do Criciúma).
Na Série B o Guarani está a uma distância razoável, tanto do G-4 (8 pontos), quanto do Z-4 (5 pontos), dando sinais que apenas brigará pela permanência na competição. Para isso, ele precisa de, apenas, 1/3 dos pontos em disputa, para alcançar os 45 pontos. Na rodada passada, o Bugre bateu o CRB, em Campinas.
O time da casa foi melhor no Primeiro tempo, criando boas chances de gol. Na etapa final, o Guarani marcou seu único gol, com Ricardinho. Os jogos do mês de Outubro do Bugre serão contra: Botafogo (em Campinas), Cuiabá (em Cuiabá), São Bento (em Sorocaba) e Sport (em Campinas).
Ponte Preta (10a colocada, com 39 pontos):
Briga por: Acesso à Série A.
Campanha: 10V 9E 10D (46,4% de aproveitamento).
Precisa de: 60 pontos para o acesso. Para isso, necessita obter 21 dos 30 pontos em disputa (70% de aproveitamento, superior ao do próprio Bragantino).
Assim como o Botafogo, as chances da Ponte Preta subir, apesar de estar à, apenas, 4 pontos do G-4, são muito pequenas, no momento, demonstrando que a Macaca irá brigar até a 38a rodada, por uma das 4 vagas para a Série A do ano que vem. Na noite de sexta-feira, a Ponte foi até Barueri, onde empatou com o Oeste, em 1×1.
Os próximos jogos serão contra: Atlético GO (em Goiânia), Bragantino (em Campinas), Vitória (em Campinas) e América MG (em Belo Horizonte). Dos 4 rivais, 3 lutam diretamente pelo acesso com o time de Campinas.
Bragantino orgulhosamente se exibe na ponta da tabela, sendo o primeiro colocado, com 57 pontos e briga claramente pelo título e acesso à primeira divisão. A Campanha do time de Bragança Paulista é de 17 vitorias, 6 Empates e 5 Derrotas, somando 67,9% de aproveitamento.
Para o acesso falta apenas 60 pontos, logo o time de Bragança necessitaria de mais uma vitória, para alcançar a meta. Porém, a distância entre ele e o América MG, 5º colocado, é de 16 pontos, não garantindo, matematicamente o acesso, que poderia vir na 33 (Trigésima terceira) rodada, contra o Guarani, em Bragança Paulista, no dia 5 de novembro.
A situação do Massa Bruta na competição é bastante confortável, aliás, o time vem de vitória na rodada passada, onde bateu o Paraná, em casa, com gols de Ytalo e Wesley, os dois gols foram feitos na primeira etapa da partida. Nas próximas 4 rodadas, o Bragantino enfrenta: Oeste (em Bragança Paulista), Ponte Preta (em Campinas), Vila Nova (em Bragança Paulista), Cuiabá (em Cuiabá).
Todos direitos reservados © 2016-2021