28 de outubro de 2021 - Atualizado: 28 out 2021 às 12:34
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta, no dia 25 de outubro que informa que uma tempestade de areia de grande potencial destrutivo vai atingir o Brasil entre a primeira a segunda semana de novembro.
Com 615 mil quilômetros quadrados, a tempestade está em formação na Argentina, e devido seu comprimento é considerada de alto risco civil as pessoas, que pode gerar destruição de casas, afetar redes de energia elétrica e plantações diversas.
As projeções feitas pelos satélites meteorológicos é que esta nuvem chegue até Buenos Aires, rumo ao Brasil. Chegando ao Uruguai, ela irá se encontrar com uma área de baixa pressão que poderá culkminar com uma tempestade de areia de baixa intensidade.
Essa poeira é proveniente do Deserto da Patagônia, que foi levantada por uma tempestade violentíssima na região, neste último final de semana, que está sendo levada pelos ventos até o Brasil. Na região da Patagônia, os ventos passaram dos 100km/h e houve chuva de raios.
Vale a pena lembrar que, em teoria, não é para o Brasil sofrer com tantas tempestades de areia consecutivas em um curto intervalo de tempo, pois este fenômeno é comum em regiões desérticas, sendo completamente incomum termos esse fenômeno em um pais tropical, cujo clima é quente e úmido.
Entretanto, com a intensificação da estiagem, o nosso clima em 2021 começou a se assemelhar muito com o de uma região de Deserto, pois choveu muito pouco de janeiro para este mês de outubro, e por conta disso, o solo de várias cidades está muito seco, o que faz com que a poeira se torne maior, e com a passagem de frentes frias, o vento acaba levantando esse pó, gerando o fenômeno.
A curto prazo, a previsão para esta semana será de muita chuva no Centro-Sul do Brasil, com a chegada de uma nova frente fria, que trará bastante umidade para as áreas que mais sofrem com esse problema da seca. A chuva pode vir com força, dependendo do Estado.
Para médio prazo, ainda não há uma projeção do que esperar do Tempo no Brasil para Novembro, mas uma previsão inicial indica que o mês que vem será de frio fora de época e muita chuva no Centro-Sul, pelo menos por enquanto.
Todos direitos reservados © - 2022