18 de março de 2021 - Atualizado: 18 mar 2021 às 9:20
O prefeito Guto Issa (Podemos) anunciou na quarta-feira (17), um pacote de medidas ainda mais restritivas para o comércio de São Roque. Após a cidade registrar uma alta expressiva de novos casos de covid-19 e mais três óbitos em único dia, foi decretado o fechamento dos supermercados e outros estabelecimentos comerciais nos próximos sábados e domingos 20, 21, 27 e 28 de março, a fim de conter a circulação de pessoas na cidade. Somente vão funcionar estabelecimentos ligados à saúde, como farmácias e clínicas, e postos de combustível. A prefeitura também vai intensificar a fiscalização e criar protocolos mais rígidos o comércio e também bancos e lotéricas.
Nesta semana, São Roque registrou cinco óbitos relacionados ao coronavírus e o número de casos disparou batendo dois recordes consecutivos: 79 casos na terça-feira e 102 novos casos nesta quarta-feira. A cidade ainda dispõe de uma quantidade razoável de leitos de UTI e enfermaria exclusivos para COVID-19, mas o número de doentes transferidos de outros municípios também não para de crescer.
O presidente da Associação Comercial de São Roque, Antonio di Girolamo, também participou da transmissão e pediu que a população tome mais cuidados, evite festas e aglomerações e procure sair de casa somente se necessário e, se possível, apenas uma pessoa da família. Ele enfatizou o sofrimento dos comerciantes nos últimos doze meses e falou que todos devem fazer a sua parte para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível, pois ninguém quer ver vidas sendo ceifadas por essa doença.
Durante os próximos dois finais de semana, supermercados, mercados, padarias, restaurantes, lojas de ração e comércios em geral irão operar exclusivamente por delivery aos sábados e domingos.
“São Roque enfrenta seu pior momento na pandemia, com o registro de 102 casos confirmados e três mortes num único dia. Para conter o avanço do vírus estamos tomando decisões duras, mas necessárias para que possamos preservar a vida do nosso povo”, afirmou o prefeito.
Para não gerar aglomerações os supermercados estarão monitorando a circulação de clientes em seus interiores e funcionarão até as 23h59 de sexta-feira, dia 19, para que todos possam realizar suas compras com tranquilidade e se prepararem para o final de semana. Deste modo não há necessidade de aglomerações nos estabelecimentos, que poderão atender a demanda de seus clientes.
Com as novas medidas, passam a ficar fechados aos sábados e domingos, oficinas, lojas de manutenção de eletroeletrônicos e escritórios em geral. Poderão permanecer abertos postos de combustível (sem a loja de conveniência), farmácias, clínicas veterinárias, serviços funerários, veículos de imprensa, serviços de segurança e atividades médicas e hospitalares.
Apesar das mudanças, o transporte municipal permanece funcionando normalmente, sem alterações nos horários já praticados.
Todos direitos reservados © - 2022