Mais de 59 mil são-roquenses devem ir às urnas neste domingo (7)

Rafael Lima - Correio do Interior

4 de outubro de 2018
Atualização:04 out 2018 às 15:36

São Roque (SP) tem 59.687 eleitores aptos a votar neste domingo (7) nas Eleições 2018. Das 8h às 17h, cerca de 150 milhões de brasileiros devem ir às urnas para escolher o futuro presidente do Brasil. Além também, de escolherem os futuros deputados estaduais, federais, senadores e governadores de cada estado.

Conforme informações do Cartório Eleitoral de São Roque, Zona Eleitoral 131, para o município, foram preparas 173 urnas, que corresponde ao número de seções eleitorais no município e mais 22 de contingência, caso seja preciso a realização de troca ao longo do dia de votação. São 19 escolas ao todo, sendo 15 delas públicas.

O Correio conversou um funcionário de uma das escolas públicas de São Roque, ele contou que a escola irá fazer uma conselho de classe na próxima sexta-feira (5) para que a instituição possa ser preparada. E só é obrigatório trabalhar quem é do administrativo das escolas. “Um funcionário da escola junto a um Policial Militar ficam no sábado (6) aguardando a chegada das urnas”.

Região

De acordo com o Cartório Eleitoral de São Roque, a Zona Eleitoral 131 também atende outras cidades da região. Em Mairinque (SP) serão 11 locais de votação, 110 urnas preparadas e 37.407 eleitores aptos. Em Alumínio (SP) existirão quatro locais para votação, 44 urnas e 14.133 eleitores aptos. Já em Araçariguama (SP), cinco locais serão preparados para a votação, 45 urnas serão utilizadas e 15.834 eleitores estão aptos para votar.

Orientações

Para os eleitores, o título eleitoral e um documento oficial com foto deverão ser apresentados na hora da votação. Também pode ser apresentado apenas o E-título (aplicativo de celular), desde que esteja com foto. Além disso, a pessoa pode levar consigo uma cola com os números de seus candidatos. Lembrando que a ordem é: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente.

Na hora da votação, é proibido o uso de celulares, câmeras fotográficas, filmadoras e demais equipamentos eletrônicos. Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com a ajuda de uma pessoa de confiança para votar.

Para o eleitor que tiver que justificar o seu voto, ele terá que justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser corretamente preenchido, com o número do título e os dados da pessoas, e ser entregue no dia da eleição em qualquer seção eleitoral. O mesmo pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais ou na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.

Caso a pessoa não apresente sua justificativa no dia da eleição, existe o Requerimento de Justificativa (pós-eleição) que também pode ser preenchido e entregue até 60 dias após cada turno da votação.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *