PUBLICIDADE

Sorocaba tem a 2ª melhor Limpeza Pública entre as 10 maiores do Estado

Redação

6 de novembro de 2019
Atualização:06 nov 2019 às 8:52

Pelo quarto trimestre consecutivo, Sorocaba voltou a ser considerada 2ª melhor em qualidade no que se refere à limpeza pública entre as 10 maiores cidades do Estado. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat). A cidade está atrás somente de São José dos Campos. Esse serviço registrou 697 pontos neste 3º trimestre de 2019, segundo os critérios da instituição, sendo classificado como “Alto Grau de Satisfação”.

A constatação é feita a partir da avaliação de 6 mil moradores nas cidades avaliadas, sendo que em Sorocaba foram ouvidas 600 pessoas. Os entrevistados julgam a qualidade dos serviços prestados nos municípios e o Indsat estabelece o índice de satisfação. O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos municípios que registram entre 650 e 799 pontos. Para receber Grau de Excelência, a maior pontuação atribuída pela INDSAT, o setor deve conquistar ao menos 800 pontos.

O índice é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Mais da metade aprova a Limpeza de Sorocaba. Do total de entrevistados, 57% disseram que a Limpeza Pública é “ótima” ou “boa” e 33% responderam que é “regular”. A reprovação é de apenas 10%.

O levantamento também mostrou o perfil dos entrevistados mais satisfeitos com a Limpeza Pública de Sorocaba. Quando apenas a faixa etária é levada em conta, moradores que possuem entre 16 e 30 anos são os que mais aprovam o serviço. Ao analisar somente a escolaridade dos entrevistados, sorocabanos com Ensino Superior são os mais satisfeitos.

Além das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, os 15 maiores municípios da Região Metropolitana de Campinas e 12 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba também fazem parte da cobertura trimestral da Indsat.

Investimento e qualidade de vida

A atual administração tem intensificado as ações e programas voltados à qualidade de vida dos sorocabanos, que certamente contribuíram para este resultado, entre elas, está o programa, ‘Cidade Bonita’, um serviço especial de coleta de resíduos sólidos e de bens inservíveis, e de revitalização de áreas degradadas que atende aproximadamente 100 áreas por mês.

A cidade conta com 11 mil contêineres de deposição do lixo urbano de 1 mil litros espalhados por ruas e avenidas da cidade. O município dispõe também do sistema de ‘Varrição Mecanizada’, uma máquina de varrição mecânica, que garante maior produtividade na limpeza em vias extensas com uma capacidade de varrição de até 650 km mensais, auxiliando os varredores que, em dupla, varrem em média 100 km. Também foram intensificados os projetos advindos de gestões anteriores, dentre eles, a ‘Coleta Domiciliar’ que atende 100% do município e a ‘Coleta Hospitalar’, que atende em média 900 pontos cadastrados, entre hospitais conveniados com o SUS e clínicas conforme solicitação.

Também são realizadas a varrição de ruas, avenidas, praças, parques e feiras, catação de canteiros, limpeza e conservação de sanitários e lavagem de ruas e avenidas. “Esse resultado é de extrema importância pois reflete uma avaliação da população em torno dos serviços públicos prestados pela administração. Sabemos que temos muito ainda a fazer, mas vamos trabalhar intensamente para tornar Sorocaba cada vez mais uma cidade com melhor qualidade de vida, com geração de emprego e com mais justiça social”, destacou a prefeita Jaqueline Coutinho.

Conscientização

A Prefeitura continua contando com a colaboração da população para que não jogue lixo nas ruas e ajude a manter a cidade limpa, para que este resultado não seja apenas um número, mas sim, uma cidade cada vez mais limpa e agradável aos moradores. Os cidadãos que quiserem informar locais com acúmulo de lixo ou solicitar algum serviço, podem ligar para o número 156, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Redação

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e checam informações dos fatos diariamente noticiados no jornal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *