×
PUBLICIDADE

Sorocaba registra calor de 36°C e baixa umidade de ar

Gabriel Kazuo

21 de setembro de 2021 - updated: 21 set 2021 às 14:56

Sorocaba registrou a temperatura mais alta de 2021 na tarde desta segunda-feira (20), cerca de 36ºC, de acordo com o Inmet.

Inclusive, em termos de temperaturas, esta semana começa tão quente como a passada, que também registrou máximas acima dos 30ºC. Isso também interferiu na umidade relativa do ar, que ficou abaixo dos 20%, considerado como clima de deserto.

Essa alta se chama ”calor pré-frontal”, que sempre antecede chegada de frentes frias na cidade, como ocorrerá por exemplo nesta terça-feira (21), onde há previsão de chuva fraca e queda de temperaturas a partir de amanhã.

Primavera será quente e ”mais ou menos” chuvosa em Sorocaba

Segundo o Climatempo, a Primavera em Sorocaba, mais precisamente os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, será marcada pelo calor, com chuvas acima da média em Outubro e Novembro e abaixo da média em Dezembro. 

O clima será afetado novamente pelo fenômeno La Niña, mas de uma forma um pouco diferente em relação a 2020, com a possibilidade de chuvas frequentes nos dois próximos meses, e abaixo do esperado em Dezembro. A estimativa t5ambém vale para as demais áreas do Estado.

Crise hídrica- sinal de vermelho mantido mesmo com chuvas acima da média

Todavia, os volumes de chuva desses dois meses, mesmo se vierem chuvas pesadas, serão insuficientes para resolver o problema da crise hídrica em Sorocaba e São Paulo, que nada mais são do que o resultado de 10 anos seguidos com chuvas abaixo da média.

Com o calor, há um receio enorme de que as pessoas acabem gastando mais energia elétrica, aumentando o risco de apagões e blecautes, que muitos especialistas já dão como certo de que ocorrerão no futuro, mesmo com o racionamento voluntário.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

"