21 de setembro de 2021 - Atualizado: 21 set 2021 às 14:56
Sorocaba registrou a temperatura mais alta de 2021 na tarde desta segunda-feira (20), cerca de 36ºC, de acordo com o Inmet.
Inclusive, em termos de temperaturas, esta semana começa tão quente como a passada, que também registrou máximas acima dos 30ºC. Isso também interferiu na umidade relativa do ar, que ficou abaixo dos 20%, considerado como clima de deserto.
Essa alta se chama ”calor pré-frontal”, que sempre antecede chegada de frentes frias na cidade, como ocorrerá por exemplo nesta terça-feira (21), onde há previsão de chuva fraca e queda de temperaturas a partir de amanhã.
Segundo o Climatempo, a Primavera em Sorocaba, mais precisamente os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, será marcada pelo calor, com chuvas acima da média em Outubro e Novembro e abaixo da média em Dezembro.
O clima será afetado novamente pelo fenômeno La Niña, mas de uma forma um pouco diferente em relação a 2020, com a possibilidade de chuvas frequentes nos dois próximos meses, e abaixo do esperado em Dezembro. A estimativa t5ambém vale para as demais áreas do Estado.
Todavia, os volumes de chuva desses dois meses, mesmo se vierem chuvas pesadas, serão insuficientes para resolver o problema da crise hídrica em Sorocaba e São Paulo, que nada mais são do que o resultado de 10 anos seguidos com chuvas abaixo da média.
Com o calor, há um receio enorme de que as pessoas acabem gastando mais energia elétrica, aumentando o risco de apagões e blecautes, que muitos especialistas já dão como certo de que ocorrerão no futuro, mesmo com o racionamento voluntário.
Todos direitos reservados © - 2022