17 de dezembro de 2021 - Atualizado: 17 dez 2021 às 9:10
A Prefeitura de Sorocaba anunciou, na tarde desta quinta-feira (16), que a cidade terá racionamento de água em 2022.
Contudo, a Prefeitura espera que chova um bom volume de água até o dia 12 de janeiro, onde um novo encontro acontecerá, para debater o tema.
Neste ínterim, o Prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) pediu que a população sorocabana comece a economizar água.
Segundo Manga, se houver uma economia de água de forma consciente, não será necessário adotar o racionamento.
Desde o começo de 2021, Sorocaba e demais cidades paulistas vivem a pior seca desde 1931.
Este fenômeno ocorre principalmente pelo fenômeno La Niña, no Oceano Pacífico, ativo no Brasil de 2020 até agora.
Por conta disso, tivemos um Verão passado bastante seco, bem como uma estiagem severa entre abril até agosto, no período do Inverno.
Até o momento, a chuva da Primavera está abaixo da média, e não há sinais de melhora para o futuro.
Logo, este triste cenário deixou Sorocaba e demais cidades vizinhas para um estado de emergência, levando muitas delas ao racionamento.
Por exemplo, cidades como Itu e Salto estão em estado grave desde julho e Porto Feliz e Araçoiaba da Serra desde Outubro.
Para economizar água é importante adotar as seguintes medidas, em primeiro lugar:
Essa dica ajudará você a economizar não só água, mas também eletricidade. Na hora do banho, se você não quiser tomar banho mais rápido, você pode otimizar o tempo, ligando o chuveiro para dar uma enxaguada, desligando-o para ensaboar o corpo e os cabelos, e ligando mais uma vez para terminar a limpeza.
Na hora de escovar os dentes, lavar as mãos e a louça da casa, não é recomendável deixar a torneira ligada o tempo inteiro.
Outro vilão na conta de água e luz é a máquina de lavar. Para economizar com os dois produtos, lave suas roupas apenas uma vez por semana, e deixe-a desligada após o uso.
A água da lavagem das roupas e de piscinas e reservatórios pode servir para ser reutilizada em vários processos, como lavagem de quintais, jardins e irrigação.
Dentre todas as regras citadas, a mais importante é a de não utilizar as mangueiras da casa em nenhum processo de limpeza, pois elas acabam consumindo muita água, principalmente a dos reservatórios do seu bairro.
Todos direitos reservados © - 2022